Galaxy Note 2: o que mudou e por que ele é melhor que o Galaxy S3

vamos analisar suas especificações e compará-lo ao seu antecessor e também ao seu irmão menor, o Galaxy S3

A caneta S Pen do Galaxy Note 2 possui novos recursos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Samsung apresentou oficialmente o Galaxy Note 2 na última quarta-feira (29), durante a sua conferência na IFA 2012, em Berlim. No evento, o presidente da divisão mobile da gigante sul-coreana, JK Shin, afirmou que o aparelho é ?mais poderoso que o Galaxy S3?. Mas será verdade? Passada a empolgação da chegada do novo foblet, vamos analisar suas especificações e compará-lo ao seu antecessor e também ao seu irmão menor, o Galaxy S3.

Hardware

O diferencial da linha Note continua sendo sua tela, que nesta nova versão cresceu para 5,5 polegadas. O original possui 5,3 polegadas, enquanto o Galaxy S3 tem 4,8. O display utiliza a mesma tecnologia dos seus irmãos mais velhos, a Super Amoled HD com 720p de resolução, porém com densidade de pixels menor: 267 ppi. O Note original possui 285 ppi e o S3 306 ppi. Isso, no entanto, praticamente não faz diferença a olho nu.

O processador sofreu um upgrade em relação ao modelo original, que utiliza o Exynos dual-core de 1,4 Ghz. O novo Galaxy Note recebeu o mesmo processador Exynos quad-core do S3, porém operando a 1,6 Ghz, contra 1,4 Ghz do irmão menor. A memória RAM também foi aumentada, passando para 2 GB no Note 2. O primeiro Note e o S3 possuem 1 GB cada.

Já a capacidade de armazenamento interno aumentou para 64 GB no Note 2, quando o aparelho original tinha o limite de 32 GB. O foblet agora também será vendido em três versões, tal como o S3: 16, 32 e 64 GB. O suporte a memory cards microSD foi outro item no qual o Note 2 se igualou ao S3 e superou o original. Agora o smartphone trabalha com cartões de até 64 GB, contra 32 GB do antecessor.

No quesito velocidade de transmissão de dados (HSPA +), o Note 2 dobrou a capacidade quando comparado ao S3 e ao Note 1. O novo aparelho agora consegue trabalhar a 42.2 Mbits/s, contra 21.1 Mbit/s dos modelos anteriores.

Todas estas melhorias, no entanto, demandam uma quantidade de energia maior. Mas a Samsung não deixou por menos, e implantou uma bateria de 3100 mAh. Para efeitos comparativos, é o dobro da capacidade da bateria do iPhone 4S. Quando comparado aos irmãos mais velhos, o aumento também foi significativo: o S3 e o Note possuem baterias de 2100 e 2500 mAh, respectivamente.

Mesmo com todas estas melhorias no seu hardware, o Note 2 conseguiu uma redução na sua espessura, passando para 9,4 milímetros. Um ganho de 0,3 quando comparado ao seu antecessor, que possui 9,7 milímetros. Porém, ele continua mais ?gordinho? que o Galaxy S3 e seus elegantes 8,6 milímetros de espessura.

Além disso, enquanto o design do Galaxy Note original teve como base o Galaxy S2, o novo Note é baseado no S3, com linhas mais finas, arredondadas e delicadas. As cores também são diferentes, e o aparelho estará disponível nos tons branco e cinza.

Caneta S Pen

A caneta S Pen também passou por modificações. Está maior e mais fina comparada com a original. A caneta tátil agora possui 1024 níveis de sensibilidade ao toque, um aumento monstruoso se comparado aos meros 256 níveis da original. Porém as maiores modificações estão no software.

A interação com a caneta ganhou diversas melhorias, com destaque para o Air View e o Popup Note. O Air View exibe uma pequena janela de pré-visualização das pastas ao aproximar a caneta do display, e isto ocorre para aplicativos como galeria de fotos, vídeos ou e-mails. Já o Popup Note possibilita ao usuário criar notas escritas durante a execução de um aplicativo, uma ligação ou um vídeo, sem precisar fechá-lo.

Software

Olhando como um todo, o Galaxy Note 2 é uma melhoria agradável em comparação com o primeiro Note, pois a Samsung reconstruiu quase todos os elementos do dispositivo. Além do fato de que ele sairá de fábrica com o Android 4.1 Jelly Bean e com a nova interface TouchWiz UX.

Mas as mudanças não se resumem somente à nova versão do sistema operacional. Novos recursos direcionados a execução de multi-tarefas foram implementados. Estão lá também o assistente virtual S Voice - o "Siri da Samsung" - e o Smart Stay, que detecta a presença do usuário e ativa ou desativa a tela automaticamente. Além disso, a caneta S Pen agora é capaz de um novo gesto chamado Comando Rápido, que possibilita ativar com maior praticidade os apps usados ​​com maior frequência.

O Galaxy Note 2 é efetivamente mais poderoso do que o Galaxy S3, porém seu tamanho não é considerado prático para ser usado como celular, o que pode ser considerado um grande ponto fraco. Além disso, como o aparelho pertece ao segmento dos foblets - híbrido de tablet com smartphone -, a comparação entre os dois novos modelos da Samsung é de certa forma injusta. Em linhas gerais, o Galaxy S3 continua sendo "o melhor smartphone do mundo", e o Note 2, ao que parece, deve se tornar o "melhor tablet-smartphone".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES