Games: Mario Sports Mix tem até jogo de queimada. Veja!

Mario Sports Mix: Quatro é melhor que um, certo?

Mario Sports Mix | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre um Super Mario e outro, a Nintendo sempre arranja alguma coisa para a trupe do bigodudo fazer, seja botando-os para acelerar em corridas de kart, bater uma bola ou fazer a festa. Mario Sports Mix dá continuidade à linha esportiva da série, reunindo quatro categorias diferentes em um só jogo: basquete, vôlei, hóquei no gelo e queimada.

O curioso disso tudo é que este é o segundo jogo do Mario desenvolvido pela Square Enix, casa de Final Fantasy e Dragon Quest. Portanto, as aparições dos simpáticos Moogle e Chocobo estão garantidas, além de algumas boas surpresas aos fãs da companhia.

Se você já jogou Mario Strikers, Mario Tennis e outros da linha, já sabe o que esperar aqui: regras simplificadas dos esportes originais e adaptadas para as maluquices do Reino dos Cogumelos - coisas como transformar a bola em um casco de tartaruga durante um corte no vôlei ou lançar o disco (ou melhor, a moeda) voando para o gol com um ataque especial no hóquei.

Jogadores solitários terão que fazer algum esforço para se divertir com Mario Sports Mix. Cada modalidade possui três torneios de dificuldade reduzidíssima, que tornam essas partidas extremamente entediantes, principalmente as mais longas, como o hóquei e o basquete.

Com um mínimo de habilidade, basta repetir a mesma fórmula dezenas de vezes: pegar o disco ou a bola, avançar até o gol ou cesta, marcar ponto. Sem nenhum esforço, sem nenhuma emoção. Só para testar, deixei meu personagem parado no basquete para ver se o oponente tentaria tomar a bola. Depois de alguns segundos, o tempo limite da jogada acabou e a partida recomeçou, sem que ele sequer triscasse o dedo em mim. É claro que nos torneios finais a coisa pode esquentar, mas até você chegar lá, já estará bocejando de sono.

Isso não significa que Mario Sports Mix seja ruim. Nada disso. Cada jogo possui uma dinâmica diferente e todos são bastante divertidos, principalmente quando jogados com um ou mais amigos tão habilidosos quanto você. Isto é, se existe desafio em jogo, a diversão é garantida ? o que não é bem o caso das partidas individuais.

Vôlei é praticamente um jogo de resistência, tal como Mario Tennis (ou qualquer jogo de tênis, na verdade), só que em duplas ou trios. Ganha a equipe que fizer melhor uso dos itens para atrapalhar o oponente, impedindo que ele alcance a bola a tempo. Queimada tem algumas mecânicas similares, como o levantamento e corte de bola na fuça do oponente, mas as regras simplórias da modalidade acabam envelhecendo rápido.

Já basquete e hóquei possuem dinâmicas parecidas, mas controles e táticas bem diferentes. Enquanto o basquete permite a realização de enterradas em dupla ou trio (o que o jogo chama de combo), hóquei tem controles bem mais leves, permite carregar a força do lançamento do disco e tem até brigas diretas entre os participantes, que se resume em chacoalhar o controle o mais rápido possível, para nosso desprazer.

controles são extremamente fáceis e funcionais: todas as ações são realizadas com pouquíssimos movimentos ou botões, sem que o jogo pareça ralo ou simples demais, e sem cansar o jogador. Golpear o Wii Remote para baixo dá enterradas no basquete, enquanto levantá-lo manda a bola para o alto no vôlei ? tudo muito intuitivo. Enfim, como qualquer bom jogo casual, ele pode ser jogado tanto pela criança de 5 anos quanto pelo pai de 30.

A adição de itens durante as partidas, como cascos verdes e vermelhos, estrelas de invisibilidade, cogumelos que diminuem de tamanho e todas aquela parafernalha do universo Mario aumentam a emoção das partidas, sem gerar muito caos. Outro fator que contibui para a diversão são os cenários malucos, inspirados no universo Mario, como a mansão mal assombrada de Luigi"s Mansion, que coloca os jogadores em partidas no escuro, em meio a fantasmas brincalhões ou a quadra de basquete inspirada nas selvas de Donkey Kong, com um piso móvel.

Há ainda um modo Party, com um minigame para cada modalidade, com destaque para o criativo vôlei musical cooperativo (!), em que quatro jogadores precisam rebater as bolas para tocar musiquinhas famosas do Mario ou mesmo o tema do Chocobo.

Tudo isso deve ser incrivelmente divertido de jogar via internet. Deve... por que eu ainda não consegui dar início a uma partida online sequer! Ao que parece, o jogo busca oponentes online apenas na região em que o jogador está localizado, portanto, para nós ainda é um pouco difícil encontrar alguém, talvez pelo fato de Sports Mix ter sido lançado ontem (7) e mal ter chegado nas lojas daqui ainda. De qualquer forma, é mais um exemplo da precariedade do Nintendo Wi-Fi Connection.

Apesar disso, o jogo registra todas as conquistas e perdas do jogador, até mais do que em Mario Kart, o que deve incentivar os jogadores a participar de partidas online, ainda que na presença dos amigos seja, de longe, a melhor modalidade.

Mario Sports Mix pode ser muito divertido, desde que você tenha amigos e controles suficientes, uma vez que a modalidade individual simplesmente não diverte ou traz profundidade suficiente e o multiplayer depende diretamente da quantidade de jogadores disponíveis na sua região ? que no meu caso era zero. Apesar da boa variedade, não leva muitas horas para que você veja tudo que o jogo oferece e as coisas comecem a perder a graça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES