Google: só 30% dos funcionários são mulheres; 2% negros e 3% hispânica

A disparidade de homens (70%) e brancos (61%) aumenta quando os dados são separados por áreas da empresa.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um relatório demográfico do Google apresentado na última quarta-feira mostra que apenas 30% dos seus funcionários são "mulheres". Os dados ainda mostram as minorias com índice menor que o sexo feminino, como os "asiáticos" em 30 %, 3% de origem "hispânica", 2% "negros" e 4% de "duas ou mais raças".

A disparidade de homens (70%) e brancos (61%) aumenta quando os dados são separados por áreas da empresa. Em ?tecnologia?, 80% são homens e apenas 21% das mulheres ocupam cargos de ?liderança? na empresa.

Entre os trabalhos ?não tecnológicos?, o índice entre homens e mulheres e quase igual, com 52% para homens e 48% para mulheres. Contudo, a diferença entre as etnias ainda é alta com 65% dos funcionários brancos, seguidos por asiáticos (23%), dois ou mais raças (5%), hispânico (4%) e negro (3%).

Esta é a primeira vez que a empresa de Larry Page e Sergey Brin divulga informações sobre diversidade na companhia. Em um post no blog da empresa, o vice-presidente sênior de operações pessoais, Laszlo Bock afirma que existem diversas razões para o Google e outras empresas de tecnologia encontrarem problemas para "recrutar e manter" mulheres e minorias raciais em seus quadros.

?Por exemplo, as mulheres ganham cerca de 18% de todos os diplomas de ciência da computação nos Estados Unidos?, afirma Bock. ?Negros e hispânicos compõem menos de 10% dos graduados universitários americanos e recolhem menos do que 5% dos diplomas em ciência da computação, respectivamente?.

Mudança de cenário

Lazlo Bock ainda afirma que o Google tem investido muito ?tempo e energia? na educação para mudar este cenário, como ao doar US$ 40 milhões para ONGs levarem computadores à mulheres e meninas e ao trabalhar para melhorar a qualidade de universidades e faculdades de origem histórica racial nos EUA, como a Howard University.

Ainda assim, o executivo admite que o problema da disparidade racial está longe de ser resolvida. ?Nós somos os primeiros a admitir, o Google está a milhas de onde queremos estar ? e estar totalmente ciente da extensão do problema é realmente importante para parte da solução?, disse Bock.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES