Google estreia nessa semana recurso de pesquisa por imagens

Em vez de digitar um nome para encontrar ilustrações relacionadas, agora é possível buscar pela própria imagem e visualizar dados que remetem a ela.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Google liberou nesta quinta-feira (16/06) um novo recurso para a busca de imagens. Agora, em vez de procurar um termo em busca de ilustrações, você poderá buscar pela própria ilustração e ver nos resultados informações a respeito dela.

A ferramenta é muito simples, embora a sua eficácia ainda tenha que ser colocada à prova. Vá à busca por imagens da Google. Lá você verá ao lado da barra principal uma pequena câmera. Clique nela e duas opções serão exibidas: em uma delas você adiciona a URL da imagem requerida ? hospedada em um outro site por exemplo ? em outras, você envia o arquivo que estiver no computador e deixa que o buscador o analise.

O recurso pode ser usado para identificar o nome de uma obra de arte cujo nome o usuário esqueceu ou para lembrar onde uma determinada foto foi tirada. O sistema se propõe a analisar os pontos principais da ilustração e, em poucos segundos, mostrar todas os dados que lhe podem ser remetidas ? em geral, inúmeras.

No portal, a Google convida os internautas a testarem a novidade. Há, afinal, uma terceira opção para a busca. Selecionar a imagem e levá-la até a barra de pesquisa ? arrastar-e-soltar. É interessante notar que mesmo com os quatro quadros que a Google recomenda, os resultados não são perfeitos: ao levar a primeira obra à esquerda ao espaço necessário, descobre-se, rapidamente, que ela foi pintada por Van Gogh, mas o nome da tela, A Noite Estrelada, não aparece com o destaque que mereceria ? embora seja exibida lá pelo quarto resultado. É um começo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES