Google removeu 1.700 apps infectados

A ideia do Joker/Bread é simples: roubar dinheiro das vítimas infectadas

Joker | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais um lembrete de que é preciso ter cuidado com os aplicativos que se baixa, mesmo se eles estiverem disponíveis em fontes oficiais. O Google anunciou que já encontrou e removeu cerca de 1.700 apps do Google Play que estavam infectados com um malware conhecido por dois nomes: Joker ou Bread. A notícia está no site Olhar Digital.

A ideia do Joker/Bread é simples: roubar dinheiro das vítimas infectadas. Inicialmente, isso era feito por meio de SMS, cadastrando o número em serviços fraudulentos que faziam os valores serem debitados diretamente da conta telefônica. No entanto, o Google começou a limitar essa prática, forçando o malware a se adaptar, utilizando os aplicativos para enganar a vítima para que ela mesmo acabe se inscrevendo em serviços que acabem gerando débitos em sua conta telefônica. Os apps muitas vezes sequer eram capazes de cumprir a função anunciada na Play Store, servindo apenas como chamariz para a instalação da ameaça.

Apesar de o Google afirmar que conseguiu remover 1.700 aplicativos infectados antes mesmo de eles serem baixados por qualquer usuário, existem, sim, casos de grande sucesso no histórico do Joker. Segundo a consultoria de segurança CSIS, no ano passado foi detectada uma série de aplicativos que 24 apps que foram baixados por mais de 472 mil pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES