Google salva tudo que você faz na web; saiba como apagar

A ferramenta auto-delete permite apagar perguntas feitas à Google Assistente e atividades em sites e aplicativos

Google | Marvin Costa/TechTudo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Google anunciou nesta quarta-feira (24) que contas criadas no serviço a partir de agora terão seus dados automaticamente deletados a cada 18 meses ao ativarem o histórico de localização ou a atividade na web e de apps. Caso a configuração não agrade o novo usuário, ele pode desativar a ferramenta de auto-exclusão ou encurtar o "prazo de validade" de seus dados para três meses.

A ferramenta auto-delete permite apagar perguntas feitas à Google Assistente e atividades em sites e aplicativos do Google (como YouTube e Google Maps), e não inclui conteúdos no Gmail, Google Drive e Google Fotos. A mudança não se aplica a usuários antigos, que podem habilitar a função manualmente desde o ano passado. A empresa promete notificar por e-mail sobre esses recursos às contas já existentes no Google.

 Marvin Costa-TechTudo

Enquanto comandos de voz à assistente virtual e localizações do Google Maps apresentam a configuração padrão de 18 meses para usuários novos, o Google anunciou que o histórico de pesquisas e vídeos assistidos do YouTube será apagado automaticamente a cada 36 meses. Entretanto, quem quiser pode acessar os ajustes da conta para escolher entre deletar os dados do site de vídeos a cada três ou 18 meses. Segundo a empresa, o YouTube continuará recomendando conteúdos relevantes aos gostos de cada internauta mesmo após a exclusão de informações.

O CEO do Google e da Alphabet Sundar Pichai declarou em nota no blog oficial da empresa que, com a mudança, é um desafio “criar produtos úteis com menos dados”. Vale lembrar que a gigante da tecnologia é alvo de críticas pela quantidade de informação que retém dos usuários na Internet. Pichai ainda garante que o Google não vende dados de usuários, e apenas os usa para exibir anúncios relevantes. Atividades em serviços pessoais, como Google Drive, Google Agenda e Gmail, não são usadas para publicidade e não são deletadas pela função nova.

O que vem por aí

Configurações da conta chegarão à busca do Google, para fácil acesso a ajustes importantes de privacidade. As opções serão exibidas em um quadrado à parte na página de resultados do buscador. A navegação anônima em aplicativos da marca estará em breve disponível a partir de um toque sobre a foto de perfil do usuário. A novidade chega hoje para o Google App no iPhone (iOS), com previsão de lançamento também para Android e outros apps.

O Security Checkup, plataforma que apresenta as principais configurações de segurança e privacidade da conta Google, será complementado nas próximas semanas com o Password Checkup, ferramenta que avisa quando o usuário utiliza uma senha que está vulnerável por ter vazado na Internet sem seu conhecimento. O recurso de alerta está disponível diretamente no Chrome desde a versão 79 do navegador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES