SEÇÕES

Governo investe R$ 233 milhões para possibilitar acesso à internet

Piauí Conectado levará internet para 80% da população.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o acesso à internet é um direito humano. Em relatório publicado em 2011, a ONU afirmou ainda que desconectar a população da web, viola esta política. Neste sentido, o projeto Piauí Conectado levará internet para 80% da população do estado, entre muitos outros benefícios, o direito de acesso à internet.

O Estado do Piauí ocupa a penúltima colocação no ranking nacional da inclusão digital, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A pesquisa indica que apenas 17,39% das residências do estado dispõe de microcomputador com acesso a internet.

Outros estudos, incluindo o Mapa de Inclusão Digital no Brasil, observam que o acesso à banda larga é um dos fatores preponderantes para acelerar o desenvolvimento social e econômico de um país, trazendo melhoria na qualidade de vida, emprego de maior qualificação e incremento no Produto Interno Bruto (PIB).

Diante dessa realidade, o objetivo buscado pelo Estado, por meio da implantação do projeto, é melhorar a qualidade dos serviços prestados aos servidores públicos e aos cidadãos piauienses com expansão e universalização do acesso à internet, com a redução dos custos operacionais e administrativos assim como com a promoção da inclusão social em todo o Piauí.

O projeto desenvolvido pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e a Agência de Tecnologia do Piauí (ATI) é pioneiro no Brasil.

O investimento de R$ 233.032.870,02 trará 5.000 Km de Fibra Óptica, conexão das 11 macrorregiões do Piauí para 96 Cidades Conectadas, que corresponde a 80% da população do estado. Além disso, serão instalados 1.500 pontos de acesso com 30 Mbps. Atualmente existem aproximadamente 700 pontos de acesso com velocidade máxima de até 10 Mbps.

O Piauí Conectado será uma concessão administrativa para a construção, operação e manutenção de infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem, incluindo serviços associados para o Governo do Estado do Piauí.

Avanço na oferta de serviços de saúde, áudio e video, voip, educação, estação meteorológica, segurança, comunicação privada, além de impressão e digitalização também estão incluídos no projeto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos