Hackers atacam contas de brasileiros na Netflix

Contas no Bradesco e outros sites também sofreram ataques

Racker | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma campanha de malware que visa roubar credenciais bancárias através de ataques a roteadores pode ter afetado mais de 200 mil usuários brasileiros no mês de novembro, segundo um relatório publicado pela empresa de segurança Avast. A notícia está no site Olhar Digital.

A campanha usa um ataque conhecido como GhostDNS e funciona de forma engenhosa: ao visitar uma página infectada com malware, um script tenta acessar o roteador do usuário e modificar suas configurações de DNS, serviço que converte os “nomes” dos sites (como www.bradesco.com.br) em endereços IP (23.40.24.43). A ideia é redirecionar a conexão para uma página falsa, sob controle dos criminosos. A técnica é conhecida como Cross-Site Request Forgery (CSRF, na sigla em inglês).

A página é uma cópia do site real, mas apenas a área de login funciona. Quando a vítima digita seu nome de usuário e senha, os dados são capturados e enviados para os criminosos. Uma falsa mensagem de erro dizendo que “o sistema não está disponível” é mostrada na tela, e após isso a vítima é redirecionada ao site real.

Segundo Simona Musilová, autora do relatório, endereços como bradesco.com.br, santandernetibe.com.br, pagseguro.com.br, terra.com.br, uol.com.br e netflix.com estavam na mira dos malfeitores.

A Avast identificou duas URLs responsáveis por distribuir o malware. Segundo a empresa, sua ferramenta WebShield bloqueou mais de 1.000 acessos em 19 de novembro, e outros 7.500 entre os dias 25 e 26. Analisando um link encurtado com o serviço bit.ly e usado na campanha, a empresa identificou no total mais de 220 mil cliques em ambos os sites.

A melhor forma de se proteger contra o ataque é seguir nosso passo-a-passo e alterar as configurações de seu roteador para que não use uma senha padrão de fábrica, já que estas são conhecidas pelos criminosos. Em seguida, é recomendada a atualização do firmware do equipamento, para corrigir eventuais vulnerabilidades que tenham sido descobertas pelo fabricante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES