Hackers usa apps para roubar dados e infectar PCs

A descoberta é de Shai Alfasi, pesquisador de segurança da Reason Labs

Coronavírus | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mapas de acompanhamento em tempo real da pandemia do coronavírus estão sendo usados por hackers para infectar computadores com malware. Na promessa de entregar dados desse tipo, os criminosos levam os usuários a baixarem aplicativos a partir de domínios comprometidos e passam a registrar tudo que é digitado e interceptam informações pessoais enquanto o usuário, efetivamente, tem acesso aos dados que queria, numa forma de dar aparência de legitimidade ao processo. A notícia está no site Canaltech.

A descoberta é de Shai Alfasi, pesquisador de segurança da Reason Labs, que emitiu mais um alerta sobre o uso do pânico sobre o SARS-CoV-2 em operações de crimes virtuais. Neste caso específico, uma praga já conhecida — e normalmente utilizada em golpes desse tipo — voltou a aparecer. Ela se chama AZORult, foi descoberta originalmente em 2016 e atinge computadores com Windows.

O ataque acontece por meio de e-mails de phishing ou compartilhamentos falsos em redes sociais e mensageiros instantâneos, levando o usuário a uma URL sob controle dos hackers. Lá, o download e instalação de um aplicativo é solicitado e as vítimas, após fazerem isso, acabam tendo acesso ao mapa em tempo real do coronavírus, que é administrado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e pode ser acessado por meios oficiais sem a necessidade de nenhum software adicional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES