Homens em busca de namoro são atraídos pelo rosto da mulher

Homens em busca de namoro são atraídos pelo rosto da mulher

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os homens são atraídos pelo corpo ou pelo seu rosto de uma mulher de acordo com o que eles pretendem com ela. Isso é o que afirma um novo estudo publicado pela Universidade do Texas. De acordo com o estudo que discute as motivações evolutivas do namoro, se o homem vê a mulher como uma aventura de curta duração, seu interesse vai recair sobre o corpo desta e se ele a percebe como uma possível amante de longa duração, o rosto vai ser o seu primeiro foco. O estudo foi publicado na edição de setembro da revista Evolution and Human Behavior.

Os resultados desta pesquisa, segundo explicou ao site Live Science o co-autor Jaime Confer, pós-graduando em psicologia, podem refletir diretrizes evolutivas dos homens. O estudo aponta que os homens que queiram uma aventura podem ser inconscientemente levados a olhar diretamente para a cintura de uma mulher, para julgar o seu "grau de fecundidade". Os homens que procuram parceiras de longo prazo, por outro lado, podem ser levados a se interessar mais pelo rosto em busca de pistas do potencial reprodutivo no futuro.

Corpo ou rosto?

Estudos anteriores constataram que um rosto de mulher reflete sua juventude e saúde, o que podem significar sua capacidade reprodutiva futura. Rugas podem sugerir que ela tem poucos alguns anos para engravidar, por exemplo. O corpo, por outro lado, traz dicas do quão fértil a mulher é no momento. A relação cintura-quadril pode sinalizar se a mulher já estiver grávida e talvez até mesmo se ela está ovulando, de acordo com pesquisas anteriores.

Confer e seus colegas realizaram testes com 192 homens e 183 mulheres, todos heterossexuais, pedindo que estes considerassem o estabelecimento de um curto ou um longo relacionamento. Aos participantes, os pesquisadores mostraram imagens de um parceiro em potencial, com caixas cobrindo a cabeça e o corpo vestido. Eles poderiam optar por remover a caixa que cobria a cabeça ou a caixa que cobria o corpo, mas não ambos.

No total, 61% dos homens e 69% das mulheres optaram por ver o rosto do indivíduo. Mas entre os homens que se declararam estavar pensando a curto prazo, o interesse em ver o rosto da mulher se mostrou consideravelmente menor. Destes, 52% optaram por ver o corpo. Nos testes feitos escolhendo homens ao acaso, 39,5% olharam primeiro para o corpo da mulher.

Quando só os os homens que afirmavam considerar uma relação de longo prazo foram testados, 68% olharam primeiro para o rosto da mulher.

Quanto às mulheres, eles preferiram olhar para o rosto do homem, independentemente do tipo de relação, relataram os pesquisadores .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES