Impressora 3D de alta precisão é capaz até de imprimir músicas

A intenção é demonstrar que até mesmo objetos com detalhes complexos, como inscrição de músicas em discos, é possível com uma impressora 3D

Disco funcional criado por impressora 3D | Reprodução/Indestructable
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após vários exemplos do que é possível criar com uma impressora 3D, chegou a vez de uma funcionária do site Indestructables provar que é possível sim ser criar um LP cheio de músicas plenamente funcional a partir dessa nova tecnologia.

Esta ?obra?, fruto de experiências de Amanda Ghassaei, editora da seção de tecnologia do Indestructables.com, foi exibida online em um vídeo postado no YouTube. Nele, Amanda coloca o disco sobre um tocador e demonstra o resultado sonoro desta empreitada. O som conseguido não é muito claro e bom ? 11 KHz. No entanto, a intenção deste teste é demonstrar que até mesmo objetos com detalhes complexos, como inscrição de músicas em discos, é possível com uma impressora 3D e com uma técnica correta.

Prevendo a curiosidade de seus leitores, Amanda Ghassaei publicou no Indestructables um tutorial contendo os passos da empreitada de confecção deste LP, que, por sinal, é uma cópia do álbum ?Around The World?, da dupla francesa que integra o Daft Punk.

Independentemente do disco que você deseje imprimir, Ghassaei utilizou uma impressora de resina modelo Objet Connex500, que possui resolução de 600 dpi nos eixos X e Y, mais 16 microns no Z. Os detalhes do restante da tarefa foram incluídos pela editora em um código de programa que transformará um arquivo de áudio em um modelo de disco 3D. Os processamentos robustos para calcular a forma final do disco foram conseguidos por meio do software Processing, e a migração dos resultados desse para modo STL foi feita com uso do aplicativo ModelBuilder Library.

Amanda Ghassaei disponibilizou aos interessados seus modelos de discos 3D e explicações detalhadas do processo, em sites como o Pirate Bay e 123D.

Confira no vídeo abaixo com o resultado sonoro deste experimento:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES