Inovação: Carro voador chinês aguarda liberação para iniciar testes no Brasil

A Anac está revisando acordos com outras autoridades aéreas para facilitar a certificação de aeronaves estrangeiras no Brasil

Inovação: Carro voador chinês aguarda liberação para iniciar testes no Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está em discussão sobre as regras para a operação de um futuro "carro voador" feito pela subsidiária da Embraer. Enquanto isso, uma empresa concorrente chinesa, a EHang, pode realizar o primeiro voo de uma aeronave desse tipo na América Latina, aqui no Brasil. O modelo EH216-S é um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) da EHang, com autorizações de voos experimentais solicitadas à Anac pelas representantes comerciais da empresa no Brasil.

Transporte de passageiros: A EHang já está mais avançada no desenvolvimento do seu eVTOL, recebendo certificação na China em outubro. Enquanto isso, a Eve, subsidiária da Embraer, prevê seu primeiro voo em 2026. O modelo da EHang pode transportar dois passageiros em voos curtos de até 30 quilômetros, enquanto o da Eve poderá levar até seis pessoas em trajetos mais longos, de até 100 quilômetros.

Certificação no Brasil: As representantes da EHang no Brasil, AT Global e GoHobby, planejam receber aeronaves para demonstrações e testes. A Anac está revisando acordos com outras autoridades aéreas para facilitar a certificação de aeronaves estrangeiras no Brasil. O preço sugerido para o eVTOL da EHang é de US$ 410 mil (cerca de R$ 2 milhões), e a empresa o promove como uma opção útil em diversas aplicações, como táxi aéreo e transporte turístico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES