Instagram faz 3 anos. Confira a evolução da rede social de fotos!

Lançado em outubro de 2010, o Instagram chegou a um milhão de usuários dois meses depois, em dezembro.

Mais popular aplicativo de compartilhamento de fotos para smartphones | Reprodução/ Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mais popular aplicativo de compartilhamento de fotos para smartphones do momento está fazendo aniversário e, neste domingo (6), o Instagram completa três anos. Para comemorar, o TechTudo fez uma lista com alguns dos principais momentos da trajetória da rede, que já tem mais de 150 milhões de usuários em todo o mundo e, atualmente, pertencer ao Facebook..

Sucesso instantâneo - Lançado em outubro de 2010, o Instagram chegou a um milhão de usuários dois meses depois, em dezembro. Criado por Mike Krieger e Kevin Systrom, atual CEO, ele nasceu como Burbn, um app mais completo, com check-ins e roteiros além de fotos. Foi repensado para somente as fotos com os filtros, além do compartilhamento em outras redes sociais, e lançado exatamente às 12h15 do dia 6 de outubro do mesmo ano na App Store (iOs).

Novo visual e mais filtros - Em 2011, o Instagram recebeu mudanças visuais, quatro novos filtros (Amaro, Rise, Hudson e Valencia) e uma interface bem diferente no iPhone. Até então, ele tinha um visual com tons de vermelho. Com seu novo layout, ficou mais semelhante ao atual e elegante, com tons de azul e sem palavras abaixo dos ícones, que foram todos redesenhados.

?Aplicativo do ano? no iOS - No fim do ano de 2011, foi eleito o melhor aplicativo para iOS (iPhone) pela Apple. Foi a consagração de seu novo visual e o ingrediente que faltava para completar sua ascensão histórica. À época, já eram 15 milhões de usuários, somente no iOS.

Aplicativo para Android - Em abril de 2012, o Instagram viveu fortes emoções. No mês anterior, fechou acordo com um rival, o Hipstamatic, para permitir o uso combinado dos dois. Mas, as grandes novidades aconteceram mesmo foi em abril. A primeira delas foi o lançamento de uma versão do aplicativo para Android, sistema mais popular do mundo no mercado de dispositivos móveis. Em seis dias, foi baixado cinco milhões de vezes. A popularização estava a todo vapor.

Aquisição pelo Facebook - Não deu nem tempo de comemorar, pouco depois viria uma notícia ainda mais impactante. Em 9 de abril de 2012, o fundador e presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou a aquisição do Instagram pela maior rede social do mundo. O negócio foi fechado por US$ 1 bilhão (cerca de R$ 2,3 bilhões) e foi destaque em toda a mídia internacional.

Boom dos apps ?Insta? - Após o lançamento do Instagram no Android, os aplicativos ?Insta?, ou seja, que têm funções extras para o serviço de compartilhamento de fotos, começaram a bombar em downloadas no Google Play, para Android, e também na App Store, da Apple.

São muitos, como por exemplo o Instamessage, para trocar mensagens com seguidores; o Instasquare, que permite publicar fotos inteiras no aplicativo, sem cortes; e o Instacollage, um criador de montagens com fotos. Entretanto, houve rumores de que a empresa não ficou satisfeita e pretende que estes programas parem de usar o termo ?Insta?. Para os usuários, não importa o nome, mas sim as funcionalidades que eles adicionam ao serviço original.

Suporte a vídeos - Após um 2012 agitado, o ano de 2013 começou mais leve para o Instagram. Entretanto, em junho, o aplicativo ganhou uma grande novidade: suporte a vídeos curtos, de até 15 segundos. Primeiramente, só no iOS e para captura de vídeos. Posteriormente, chegou também ao Android e com a opção de publicar gravações já feitas anteriormente. Assim como nas fotos, eles também têm suporte a filtros. A função ainda não faz tanto sucesso quanto as imagens estáticas, até por exigir conexões melhores, mas já está sendo bastante utilizada.

Correção de ângulos - Em agosto, o Instagram lançou uma ferramenta para solucionar um problema de muitos usuários: ajuste de ângulo da foto. Muitas vezes, o recorte quadrado da foto não permite que ela fique exatamente como o usuário deseja. Com a nova opção de edição, é possível fazer com que seja reposicionada manualmente, caso o update automático não agrade.

Experiência melhor na web - Também em agosto, o Instagram melhorou a experiência de quem navega na sua versão web, em computadores desktop. Agora, é possível não só ver as fotos como também curtir e fazer comentários, da mesma forma que é feito em smartphones. O visual também está mais atrativo, com sequência de fotos exibidas na parte superior da tela.

150 milhões de usuários - No mês passado, setembro, veio a comprovação de que todas estas mudanças de estilo deram resultado. O Instagram anunciou que 150 milhões de pessoas já utilizam o aplicativo no mundo com frequência, sendo 50 milhões no aplicativo para Andro

Anúncios - E o próximo passo do Instagram já está definido: Nos próximos meses, usuários norte-americanos receberão anúncios em seus feeds de notícias, nos moldes dos posts patrocinados do Facebook, por exemplo. A ideia, claro, é capitalizar em cima da enorme base de usuários.

Futuro - Bate-papo? Montagens? Versões para Windows Phone 8 e BlackBerry? Ainda não existem muitas informações sobre o que virá no próximo ano de vida do Instagram. Certamente, ainda há muito o que fazer. E o histórico dos últimos três anos prova que os responsáveis pelo app não se acomodam com o sucesso. Portanto, pode-se esperar boas novidades em breve.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES