Intel Brasil vai doar placas Arduino para 100 universidades nacionais

O anúncio foi feito nesta sábado durante o Intel Summit

Avalie a matéria:
O anúncio foi feito nesta sábado durante o Intel Summit | Olhar Digital
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Intel Brasil iniciará em 2014 a segunda fase de um projeto de doações da placa de desenvolvimento Intel Galileo, a primeira Arduino baseada em arquitetura da companhia, para 100 universidades nacionais. O anúncio foi feito nesta sábado durante o Intel Summit, que acontece em Florianópolis, Santa Catarina.

Com a plataforma eletrônica de origem italiana, que abre caminho para a robótica por meio de sensores que simulam movimentos, o objetivo é permitir aos estudantes a possibilidade de criar aplicações para dispositivos vestíveis da chamada Internet das Coisas, conceito que prevê conexão plena entre objetos.

Na primeira fase do projeto, a Intel iniciou o trabalho com 17 universidades em seis continentes para desenvolver um currículo baseado na nova placa. A Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) foi uma das duas instituições selecionadas na América Latina. Cada uma recebeu 40 itens.

?Com acesso à tecnologia e apoio pedagógico, queremos inspirar criatividade, entusiasmo por aprender e criar, nos estudantes de todas as disciplinas? disse Emílio Loures, Diretor de Assuntos Corporativos da Intel Brasil. ?As placas Galileo são incrivelmente fáceis de usar, sem a necessidade de profundo conhecimento técnico, de forma que podemos atingir até mesmo estudantes de disciplinas como arte e design.?

Sobre a Intel Galileo

A placa eletrônica foi construída em parceria com a comunidade Arduino LLC, a principal plataforma de hardware de código aberto para a comunidade educacional, e é equipada com o Quark SoC X1000, arquitetura criada exclusivamente para atender aos pequenos dispositivos da Internet das Coisas. Projetado na Irlanda, o Quark SoC X1000 é compatível com a arquitetura do conjunto de instruções (ISA, na sigla em inglês) Pentium® de 32 bit, com um único núcleo e um único thread, operando a velocidades de até 400MHz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES