Intel lança nova família de chips Xeon mirando servidores

Intel lança nova família de chips Xeon mirando servidores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Intel lançou sua mais nova e poderosa família de microprocessadores, a Xeon, anunciando mais de 70 clientes para um chip que oferece maior eficiência energética e tem por alvo o movimentado mercado de servidores.

A maior fabricante mundial de chips anunciou seu chip Xeon para servidores e estações de trabalho nesta segunda-feira. O Xeon é baseado no design "Nehalem", uma tecnologia que está incorporada ao Mac Pro, da Apple, desde janeiro.

Analistas disseram que os novos processadores podem ajudar a empresa a cimentar sua posição no momento em que a Cisco se prepara para entrar no mercado e uma potencial reorganização parece provável, dadas as informações quanto à possível aquisição da fabricante de servidores Sun Microsystems pela IBM.

"O setor de servidores é muito competitivo", disse Douglas Davis, vice-presidente do grupo empresarial digital e gerente geral do grupo de comunicações e sistemas integrados da Intel. O Xeon "vai conduzir um conjunto de requisitos para a infra-estrutura das centrais de processamento".

Fabricantes e analistas dizem que uma das próximas batalhas no setor de chips gira em torno da quantidade de energia necessária a operar centrais de processamento. Um chip que apresente melhor desempenho sem utilizar mais energia ou produzir mais calor seria essencial.

A Intel está projetando diversos microprocessadores com base no Nehalem, dirigidos a servidores, estações de trabalho, computadores pessoais e aparelhos móveis, com o Xeon dirigido a servidores.

A Dell e a Lenovo anunciaram servidores usando o novo chip na semana passada. Na segunda-feira, a Hewlett-Packard lançou sua nova linha Proliant de servidores usando processadores da série Xeon 5500, que segundo a Intel são capazes de ajustar o consumo de energia automaticamente em tempo real.

Outros usuários e aderentes da família Xeon incluirão as produtoras de software Oracle, Microsoft e SAP, segundo a Intel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES