Inteligência artificial pode afetar 300 milhões de empregos no mundo

Trabalhadores de colarinho branco correm mais riscos do que os trabalhadores braçais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até 300 milhões de empregos em tempo integral em todo o mundo podem ser automatizados de alguma forma pela mais nova onda de inteligência artificial que gerou plataformas como o ChatGPT, de acordo com economistas do Goldman Sachs.

Eles previram em um relatório no domingo (26) que 18% do trabalho globalmente poderia ser informatizado, com os efeitos sentidos mais profundamente nas economias avançadas do que nos mercados emergentes.

Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT é um protótipo de chatbot que utiliza a inteligência artificial Jonathan (Foto: Kemper/Unsplash)

Isso ocorre em parte porque os trabalhadores de colarinho branco correm mais riscos do que os trabalhadores braçais. Espera-se que trabalhadores administrativos e advogados sejam os mais afetados, disseram os economistas, em comparação com o “pequeno efeito” observado em ocupações fisicamente exigentes ou ao ar livre, como construção e reparos.

Nos Estados Unidos e na Europa, aproximadamente dois terços dos empregos atuais “estão expostos a algum grau de automação da IA” e até um quarto de todo o trabalho pode ser feito completamente pela IA, estima o banco.

Se a inteligência artificial generativa “cumprir suas capacidades prometidas, o mercado de trabalho pode enfrentar perturbações significativas”, escreveram os economistas. O termo refere-se à tecnologia por trás do ChatGPT, a sensação do chatbot que conquistou o mundo.

O ChatGPT, que pode responder a solicitações e redigir redações, já levou muitas empresas a repensar como as pessoas devem trabalhar todos os dias.

Este mês, seu desenvolvedor revelou a versão mais recente do software por trás do bot, GPT-4. A plataforma impressionou rapidamente os primeiros usuários com sua capacidade de simplificar a codificação, criar rapidamente um site a partir de um esboço simples e passar nos exames com notas altas.

O uso adicional dessa IA provavelmente levará à perda de empregos, escreveram os economistas do Goldman Sachs. Mas eles observaram que a inovação tecnológica que inicialmente desloca trabalhadores historicamente também criou crescimento de empregos a longo prazo.

Embora os locais de trabalho possam mudar, a adoção generalizada da IA pode aumentar a produtividade do trabalho – e aumentar o PIB global em 7% ao ano durante um período de 10 anos, segundo o Goldman Sachs.

“Embora o impacto da IA no mercado de trabalho provavelmente seja significativo, a maioria dos empregos e indústrias está apenas parcialmente exposta à automação e, portanto, é mais provável que seja complementada em vez de substituída pela IA”, acrescentaram os economistas.

“A maioria dos trabalhadores está empregada em ocupações parcialmente expostas à automação da IA e, após a adoção da IA, provavelmente aplicará pelo menos parte de sua capacidade liberada em atividades produtivas que aumentam a produção”.

Dos trabalhadores americanos que devem ser afetados, por exemplo, 25% a 50% de sua carga de trabalho “pode ser substituída”, acrescentaram os pesquisadores.

“A combinação de economias significativas nos custos de mão de obra, criação de novos empregos e aumento de produtividade para trabalhadores não deslocados aumenta a possibilidade de um boom de produtividade da mão de obra como aqueles que se seguiram ao surgimento de tecnologias anteriores de uso geral, como o motor elétrico e o computador pessoal. ”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES