Internet: jovens dormem até duas horas a menos por dia, diz estudo

Maior exposição à internet e videogames seria a causa das poucas horas de sono dos jovens de centros urbanos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A exposição às tecnologias pode estar prejudicando adolescentes dos centros urbanos. Estudos apontam que estudantes estão dormindo entre uma hora e meia e duas horas a menos do que o necessário por dia. A realidade é diferente na zona rural, onde internet, computadores e videogames não têm atrapalhado as horas de descanso.

A conclusão é resultado de pesquisas que serão apresentadas desta quarta até sábado no 7º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, realizado em Gramado.

Conforme o neurocientista Fernando Louzada, da Universidade Federal do Paraná, o adolescente necessita dormir em média nove horas por dia. Pesquisas feitas no Paraná e em São Paulo indicam que os jovens com acesso às tecnologias, principalmente computador, dormem entre sete e sete horas e meia por noite, em dias letivos.

Os adolescentes do meio rural conseguem deitar mais cedo. Pelo menos 53% dos entrevistados disseram dormir mais do que nove horas diárias.

O sono dificulta a atenção e atrapalha o desempenho escolar. A privação do sono também está associada à alteração do humor e pode agravar quadros de depressão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES