Internet via balões no Brasil pode chegar à velocidade de 100 Mbps

O grande desafio é manter isso em funcionamento, pois, estando a mais de 200 metros de altura

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dentro de um ano e meio estará pronta a tecnologia dos balões que possibilitarão ao governo levar internet a lugares do Brasil onde a rede não chega - seja porque os métodos de distribuição convencionais são inviáveis, seja por falta de interesse comercial das operadoras.

Ainda não se sabe exatamente quais áreas serão atendidas e nem a quantidade de pessoas a serem beneficiadas pelo projeto Conectar, mas alguns lugares como o norte de Minas Gerais e partes do Amapá, Amazônia, Roraima e Piauí já estão previstos, segundo o engenheiro José Angelo Amado, que é o responsável pelo projeto dentro da Telebras.

Sob tutela dos ministérios das Comunicações e de Ciência e Tecnologia, a Telebras, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) estão criando balões que serão alçados a cerca de 1,5 quilômetro para espalhar a rede. É como se o sinal do Wi-Fi comum, que atende uma área de 400 metros, fosse amplificado para um alcance de 25 km.

Três pilares são fundamentais para o projeto: atender o máximo de pessoas simultaneamente e ter as maiores área de cobertura e velocidade possíveis. Quanto ao último quesito, o Ministério das Comunicações, seguindo o PNBL (Plano Nacional de Banda Larga), determina o mínimo de 1 Mbps por usuário, mas a Telebras trabalha também para atender clientes corporativos (incluindo o governo) e provedores de internet; nesses casos a velocidade seria de 20 Mbps, podendo chegar a 100 Mbps.

O grande desafio é manter isso em funcionamento, pois, estando a mais de 200 metros de altura, o balão está sujeito a todo tipo de intempérie. "Um vento muito forte poderia causar prejuízos", observa o engenheiro da Telebras.

Ao menos por enquanto, a tecnologia não permite acessos móveis diretos; a transmissão será feita até um receptor que levará a internet até o usuário.

Oportunidade

O sistema de balões pode ser usado em outras situações, inclusive em grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. "Basta estar em acordo com aerovias pra deixar os balões fora das rotas e evitar acidentes", explica Amado.

O método seria útil em casos emergenciais, para restabelecer os serviços de comunicações rapidamente, e em grandes eventos. Quem participou das manifestações de junho notou que foi difícil usar a internet nas ruas por causa da alta demanda, o que poderia ser evitado com ajuda de balões. A mesma coisa para acontecimentos como Rock in Rio e Lollapalooza.

"Essa possibilidade [o uso comercial] já está dentro do escopo do trabalho, mas a urgência agora é atender à demanda onde não há acesso", afirmou o engenheiro.

Google

O Google também tenta espalhar internet com balões por meio do Project Lion; a diferença é que, enquanto no Brasil eles ficarão ancorados a 1,5 km de altura (são troposféricos), os da gigante de buscas serão soltos e permanecerão a 20 km do solo (estratosféricos).

A ideia da gigante de buscas é basicamente a mesma daqui: chegar aonde ninguém chega. Só que o Project Lion já recebeu duras críticas de Bill Gates. "Quando você estiver morrendo de malária, eu acho que você irá olhar para cima e ver o balão, mas eu não sei como isso irá ajudar", atacou o cofundador da Microsoft, que por meio da Bill & Melinda Gates Foundation financia extensivamente pesquisas para o desenvolvimento da cura da doença.

Embora apóie a disseminação da internet, ele chegou a dizer que "quando uma criança tem diarreia, não existe nenhum site que possa aliviar isso".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES