Jailbreak para iOS 7: entenda o que houve, como fazer e suas limitações

iOS 7 deve demorar para receber jailbreak

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jailbreak (desbloqueio) de iPhones foi, por muito tempo, uma forma simples de tornar o iOS mais aberto, sem amarras de operadoras e com um número maior de apps diferenciados e gratuitos no iPhone. Apesar de não suportada pela Apple, a cada nova versão de seu sistema operacional móvel a empresa vinha fechando o cerco contra esta prática. Agora, no iOS 7, está mais difícil do que nunca ter o seu telefone desbloqueado. Entenda a história:

Qualquer jailbreak depende do voluntariado hacker encontrar um bug ou vulnerabilidade a ser explorada para ganhar acesso total ao sistema. Entretanto, as brechas precisam ser grandes e isso não é fácil. Há muitos grupos de hackers que se dedicam a esta tarefa e é preciso, além de tempo, do conhecimento avançado necessário para saber o que está sendo feito. E a Apple, famosa por ter um sistema seguro, sempre corrigia as falhas rapidamente, "brecando" todos os métodos de desbloqueio.

Nova geração do iOS é muito mais protegida

No iOS 6, foi exatamente isso o que aconteceu: hackers desenvolveram duas versões de jailbreak, o Evasi0n e o Redsn0w, mas a Apple logo lançou updates e resolveu os problemas de segurança que geraram a principal brecha para eles. Depois do iOS 6.1.4, não mais houve um jailbreak completo, totalmente funcional, disponível.

Aparelhos com processadores A5, A6 e A7 não parecem sensíveis a este tipo de ação. Por outro lado, houve sucesso em criar se jailbreaks temporários - também chamados de tethered (ou seja, que precisa ser conectado a um computador a cada inicialização para se manter desbloqueados). Nada, entretanto, era definitivo e bem executado, como o que editou a ROM inicial do iPhone 4, por exemplo.

Jailbreak no iOS 7, afinal, é possível?

Isso quer dizer que o jailbreak no iOS 7 é impossível? Não. Diversos grupos hackers, como o Evad3rs, garantem que estão trabalhando no projeto. No entanto, segundo as atualizações deles no Twitter, isso vai demorar. A previsão inicial é de que ele saia em cinco ou seis meses.

Para quem tem um iPhone 5, a única opção é não atualizar o iOS para uma versão superior ao 6.1.2, a última edição que recebeu o jailbreak (Evasi0n ou Redsn0w). Quem já fez o update para as versões mais novas ou para o iOS 7, e quem comprou um iPhone 5C ou 5S, no entanto, terá que esperar.

iPhone 4 é único que tem opção hoje

Como a ROM de inicialização do iPhone 4 é a mais fácil de se desbloquear e há uma série de jailbreaks disponíveis para ele, talvez esta seja a opção mais acessível dentre todas, atualmente. Segundo o site Extreme Tech, já há uma versão tethered do jailbreak disponível para o iPhone 4 com o iOS 7.

Entretanto, de acordo com a página, ela não permite a instalação do Cydia, o famoso gerenciador de arquivos por onde é possível realizar a grande maioria das novas ações e também o download de apps em aparelhos com jailbreak. Mesmo assim, isso causa uma impressão de que, em breve, pode haver uma versão mais funcional do hack.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES