Juiz adia decisão sobre a extradição de fundador do WikiLeaks

Decisão sobre Julian Assange deve ficar para 24 de fevereiro.

Julian Assange | Reprodução G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um juiz britânico disse nesta sexta-feira (11) que precisa de mais tempo para decidir se o fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, deve ser extraditado à Suécia para enfrentar acusações de crimes sexuais, e adiou sua audiência de extradição para o dia 24 de fevereiro.

Assange, um especialista em computação de 39 anos, enfureceu o governo norte-americano ao começar a divulgar milhares de documentos diplomáticos secretos dos Estados Unidos em seu site, e a Suécia pediu a extradição dele para que possa responder a acusações de comportamento sexual impróprio feitas por duas voluntárias do WikiLeaks.

O juiz Howard Riddle se pronunciou depois de três dias de audiência no tribunal de Belmarsh, no sudeste de Londres.

"Inimigo público"

Um advogado de Assange acusou o primeiro-ministro sueco de prejudicar as chances de seu cliente ter um julgamento justo pelos crimes sexuais de que é acusado, ao retratá-lo como o "inimigo público número um".

O advogado de Assange, Geoffrey Robertson, , disse que o premiê Fredrik Reinfeldt havia criado um "ambiente tóxico" ao fazer uma declaração inflamatório sobre Assange e seus advogados.

Robertson disse que os suecos enxergavam Assange como "o inimigo público número 1 por causa da declaração do primeiro-ministro". Assange "tem sido denunciado como um "inimigo do povo", disse.

Os advogados de Assange argumentam que sua transferência à Suécia poderia ser um passo para a extradição aos Estados Unidos, onde eles consideram que seu cliente poderá enfrentar a pena de morte por ter vazado informações secretas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES