Lista traz oito maneiras de usar downloads por torrent na web

Quando um arquivo está sendo baixado para um computador, os “pedaços” dele são obtidos de várias outras máquinas simultaneamente, não apenas de uma.

Lista traz oito maneiras de usar downloads por torrent na web | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O BitTorrent é um protocolo de rede que permite baixar arquivos com um bom desempenho e altas taxas de transferência, mesmo com um enorme número de usuários realizando o download do mesmo arquivo simultaneamente, pois cada usuário compartilha o que já foi baixado.

Funciona assim: quando um arquivo está sendo baixado para um computador, os ?pedaços? dele são obtidos de várias outras máquinas simultaneamente, não apenas de uma. Assim, ao mesmo tempo em que um computador obtém um arquivo, os dados que já foram baixados também são compartilhados, ou seja, para receber é preciso também fornecer.

Mas infelizmente, o BitTorrent é uma tecnologia injustiçada e considerado por muitos um sinônimo de pirataria, o que nem sempre é verdade. Conheça algumas aplicações legais que o protocolo é usado.

1. Atualizações de jogo e Downloads

Por mais estranho que possa parecer, algumas empresas distribuem software através do protocolo BitTorrent. Quer um exemplo? A Blizzard Entertainment usa seu próprio cliente BitTorrent para baixar World of Warcraft , Starcraft II e Diablo III. Quando você compra um desses jogos e faz o download, na verdade você está apenas baixando um cliente BitTorrent que irá fazer o resto do trabalho.

Quando uma atualização estiver disponível, o cliente BitTorrent embutido no launcher do jogo transfere automaticamente o update para você, simples assim.

Essa estratégia permite que a Blizzard economize dinheiro que seria gasto em largura de banda, para poder oferecer velocidades de download mais rápido aos seus milhares de jogadores. Claro, nesse processo, os jogadores podem escolher se querem ou não contribuir com a sua banda de upload para acelerar o processo para outras pessoas.

2. Transferência de grandes arquivos internamente

O protocolo BitTorrent foi projetado para distribuir arquivos grandes em vários computadores diferentes, permitindo que cada sistema possa contribuir com um pouco de sua própria largura de banda para acelerar o processo. Isto o torna útil para qualquer situação onde você quer transferir grandes arquivos o mais rápido possível de uma forma escalável.

Segundo o site Ars Technica, o Facebook e o Twitter usam BitTorrent internamente para mover arquivos. No caso do Facebook, a ideia de usar o BitTorrent surgiu depois de explorar várias soluções e não conseguir resolver o problema de ter que mover arquivos enormes entre seus inúmeros servidores. Como o BitTorrent é muito bom para propagação de arquivos grandes ao longo de um grande número de servidores diferentes, a solução serviu para resolver o problema da empresa de rede social.

3. Download de acervo histórico

O Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos, que preserva conteúdo e o disponibiliza essas informações na Internet para serem baixadas. Um de seus recursos mais conhecidos é a Wayback Machine, que armazena cópias de sites e permite que você possa voltar no tempo e reviver o passado. A organização também oferece um enorme arquivo de mídia de domínio público ? gravações de concertos ao vivo, livros, filmes antigos e programas de TV, além de outras gravações de áudio.

Contudo, colocar diversas informações históricas na Internet para serem baixadas não é difícil, o complicado é aguentar a demanda por banda que isso exige. Para ajudar a resolver o problema, o Internet Archive recomenda as pessoas que usem o BitTorrent para baixar seu conteúdo, pois é o método mais rápido e permite que a organização sem fins lucrativos possa economizar em custos de largura de banda.

4. Download de dados governamentais

O BitTorrent também é usado para ajudar na transparência dos gastos públicos, pois é a maneira mais rápida de fazer colocar grandes quantidades de documentos à disposição do maior número de pessoas possível. Em 2010, o governo do Reino Unido lançou vários grandes conjuntos de dados que mostram como o dinheiro público está sendo gasto. Para disponibilizar todas essas informações, eles ofereceram o download via BitTorrent . Isso permitiu que o governo economizasse em custos de largura de banda.

A Nasa tem um projeto chamado ?terra visível?, que é uma biblioteca de imagens em massa, onde são disponibilizadas várias imagens de alta qualidade do planeta, para distribuí-las eles usam BitTorrent.

5. Sincronização de arquivo com BitTorrent

O grande defeito dos serviços de armazenamento online como o Dropbox é que eles dependem de um servidor central ou vários para guardar os dados e são limitados pelo tamanho da sua conta de armazenamento em nuvem. Agora imagine um serviço semelhante mas que não é centralizado e não possui limite de tamanho: essa é a proposta do BitTorrent Sync.

BitTorrent Sync funciona de forma diferente de clientes BitTorrent padrão, pois ele é totalmente privado e muito simples de usar: basta instalar, escolher uma ou mais pastas para compartilhar, e depois conectá-lo com outros computadores. Depois disso, qualquer arquivo colocado em sua cópia da pasta compartilhada é sincronizado automaticamente com todas as outras cópias das pastas compartilhadas.

6. Download de imagens ISO de Distribuições Linux

As produtoras de distribuições Linux disponibilizam imagens ISO (cópias em arquivos dos discos de instalação) de seus sistemas. Como essa imagens são enormes, uma das opções de download é justamente o BitTorrent. Com isso, essa empresas economizam em custos de largura de banda e ainda aceleraram os downloads.

7. Distribuição de Vídeos e Música

Pirataria? Não. Apenas mais uma forma de levar o conteúdo direto para o consumidor. Por exemplo, se você produziu um documentário e quer liberá-lo de graça ou você tem uma banda que quer lançar uma música gratuitamente para promove-la, o BitTorrent é uma das melhores maneiras de fazer isso.

Além disso, se você oferecer os arquivos via BitTorrent, você irá economizar muita banda e seus fãs irão contribuir com a sua largura de banda ao baixarem seu conteúdo. Você também irá ganhar pontos por disponibilizar seus arquivos via BitTorrent.

O site oficial do BitTorrent (BitTorrent.com) tem uma lista de ?pacotes? de música e vídeos disponibilizados por artistas para os fãs. Essa estratégia, conecta o produtor com o consumidor e pode levar, no caso de músicas, um grande número de pessoas a assistir a shows do artista e a comprar discos.

8. Distribuição de qualquer grande quantidade de dados

Grande ou pequeno, o BitTorrent é uma ótima forma de distribuir qualquer tipo de dados. Mas ele é particularmente útil quando se trata de grandes arquivos, que mesmo em grandes estruturas de distribuição, são problemáticos. Com ele é possível distribuir uma grande quantidade de dados, que pode ser distribuído publicamente, o mais rápido possível e ainda economizando dinheiro em largura de banda.

Com todos esse exemplos, fica claro que o BitTorrent é uma ferramenta muito útil para diversos usos legais assim como ele é utilizado por alguns para a pirataria. A verdade é que já existia pirataria antes do BitTorrent e ela continuaria existindo se o BitTorrent BitTorrent morresse amanhã. O protocolo também permite que a Internet seja mais participativa, permitindo que as pessoas comuns possam compartilhar seus arquivos sem os altos gastos que isso pode exigir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES