Ataques virtuais roubam logins e senhas de milhares no Facebook

O Facebook, no entanto, afirmou que o Ramnit não representa uma ameaça aos usuários

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ataque no Facebook roubou dados de login, senha e cookies do navegador de 45 mil usuários do Facebook, principalmente no Reino Unido e na França. O worm, conhecido como Ramnit, também atua como um backdoor, ou seja, permite que os cibercriminosos retomem o controle do computador da vítima sem que sejam notados, segundo o site Read Write Web.

De acordo com o site Huffington Post, o Ramnit foi descoberto em 2010 e foi usado em 2011 para infectar 800 mil computadores para obter acesso remoto a instituições financeiras e penetrar redes corporativas. A suspeita da empresa de segurança Seculert é que os cibercriminosos utilizam essas credenciais para espalhar o worm continuamente pelo Facebook, assumindo a conta do usuário e disseminando os links maliciosos.

O CEO da empresa de segurança Cenzic expressou em nota a preocupação de que o roubo de login e senha dos usuários do Facebook possa levar a uma onda de atividades bancárias online não autorizadas. "Os números de conta bancária e credenciais de login do Facebook parecem muito diferentes, mas para os hackers, eles são tão lucrativos quanto", afirmou ao Huffington Post, já que com essas informações os hackers podem propagar o malware nos murais de milhares de usuários. Outro agravante é o fato de que muitas pessoas utilizam o mesmo login e senha em serviços diferentes.

O Facebook, no entanto, afirmou que o Ramnit não representa uma ameaça aos usuários. Segundo um porta-voz da rede, a companhia tomou conhecimento do malware há uma semana e já trabalha para bloquear o worm



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES