Malwares pré-instalados roubam dados de usuários

Smartphones baratos, voltados para mercados emergentes, estariam chegando aos consumidores com apps maliciosos

Tecno | Div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma investigação da empresa de segurança digital Secure-D, publicada pelo site BuzzFeed News, revelou que um software embutido em smartphones da marca chinesa Transsion está roubando dados – e dinheiro – de usuários de países pobres, especialmente na África. A notícia está no site Olhar Digital.

Com aparelhos que custam na faixa de US$ 30 (R$ 168 em conversão direta), a empresa lançou seu primeiro smartphone em 2014, e cresceu até se tornar a principal vendedora de celulares no continente africano, batendo os ex-líderes de mercado local, como Samsung e Nokia. A Transsion é a quarta maior fabricante de celulares do mundo, atrás da Apple, Samsung e Huawei, mas é a única desse grupo a focar exclusivamente nos mercados de baixa renda.

Em um dos casos reportados pelo Buzzfeed, um aparelho Tecno W2 foi infectado com os malwares xHelper e Triada, que baixaram apps que faziam o usuário assinar serviços pagos sem seu conhecimento. O xHelper é conhecido entre os analistas de segurança como um "super malware", por possuir um sistema que se reinstala caso seja removido, tornando a sua eliminação praticamente impossível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES