Médico usa iPhone para fazer massagem cardíaca

Aparelho avisa se pressão sobre o peito é feita do modo correto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um médico croata diz ter transformado seu iPhone em um aparelho médico capaz de reanimar pacientes ao combinar um software já existente e um novo acessório inventado por ele. Ivor Kovic, chefe do setor de emergência do Hospital de Pazin, que fica na península croata de Istria, diz que "o aparelho permite que a reanimação seja feita da melhor forma possível".

Ele acaba de apresentar sua invenção em Amsterdã (Holanda), em um congresso mundial de especialistas em reanimação. Kovic diz que o protótipo agiliza a intervenção médica, já que os celulares estão sempre à mão, e também permite que o procedimento seja feito com técnica melhor.

Ao notar que os smartphones (celulares inteligentes) reconhecem os movimentos humanos, o croata teve a ideia de transformar seu iPhone em um aparelho de reanimação.

? Elaborei um protótipo de acessório que é colocado no aparelho e aplicado sobre o peito do paciente, no lugar das palmas das mãos.

Um aplicativo do iPhone emite um sinal sonoro quando a reanimação difere das ideais cem pressões por minuto sobre o peito e também indica se a força aplicada é a adequada.

? Além disso, meu acessório para o telefone tem uma superfície de contato maior sobre o peito do paciente que quando as palmas das mãos, o que também contribui para uma melhor reanimação.

Por enquanto, Kovic elaborou apenas um protótipo do acessório, mas diz que vai pedir a invenção em breve.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES