Vítima de infarto, menina prodígio da Microsoft morre aos 14 anos

Arfa nasceu na cidade de Faisalabad. Filha de agricultores, começou a mexer com computadores aos seis anos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A jovem paquistanesa Arfa Karim Randhawa, que aos nove anos se tornou a mais jovem menina a ser aprovada no teste para certificação da Microsoft (o que a qualificou, na época, para atuar como uma das mais novas profissionais habilitadas a trabalhar com a tecnologia .NET no mundo), morreu neste sábado, aos 14 anos, após 26 dias hospitalizada em decorrência de um infarto na cidade de Lahore, no Paquistão, segundo a agência EFE.

Arfa nasceu na cidade de Faisalabad. Filha de agricultores, começou a mexer com computadores aos seis anos. Em maio de 2005, na época da certificação, a menina explicou que estudou durante quatro meses para passar no teste. A adolescente estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde 22 de dezembro.

O pai de Arfa, um tenente-coronel aposentado, havia informado à imprensa que sua filha começava a dar sinais de "atividade cerebral", mas continuava em estado crítico. "Só um milagre fará minha filha sobreviver", lamentou em declaração à imprensa paquistanesa neste mês.

Visita à Microsoft

Em julho de 2005, a jovem realizou seu sonho e conheceu o fundador da Microsoft, Bill Gates, no campus da companhia em Redmond, nos Estados Unidos.

A jovem se interessou por tecnologia quando seu pai lhe comprou um computador, a princípio somente para e-mail. O encontro de Arfa com Gates foi parte de uma visita patrocinada pela Microsoft para apresentar melhor a menina à companhia, e para dar uma chance de os empregados conhecerem a garota. A semana incluiu tours pelos laboratórios e uma série de encontros informais com executivos, inclusive do grupo paquistanês.

A garota impressionou Gates com um poema que escreveu em homenagem ao ídolo, e com perguntas sobre o pequeno número de mulheres no campus. "Deveria ser equilibrado", explicou a menina. Outros assuntos discutidos foram a fé muçulmana e a sua cidade natal, conhecida como pólo de indústria têxtil. Arfa descreveu Bill Gates como "uma personalidade ideal", explicando que somente a viagem à Disneylândia foi melhor que o encontro com o poderoso da Microsoft.

Não ciente da informalidade da Microsoft, a menina se mostrou surpresa com o fato de Bill Gates não estar de terno. "Eu esperava todos de terno", disse Arfa.

S. Somasegar, vice-presidente corporativo da divisão de ferramentas da Microsoft, escreveu em seu blog que "O que ela quer fazer quando crescer é estudar em Harvard, trabalhar em uma empresa como a Microsoft e voltar para o Paquistão e trabalhar com inovações no campo de engenharia de satélites".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES