Microsoft admite caso de espionagem na conta de um blogueiro no Hotmail

O caso envolve o ex-funcionário Alex Kibkalo, natural da Rússia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Microsoft admitiu, nesta quinta-feira (20), que espionou a conta de um blogueiro no hotmail para rastrear quem tem vazado segredos da compania. As informações são do Huffington Post.

John Frank, conselheiro-geral adjunto da Microsoft, disse em um comunidado que a empresa de software tomou medidas extraordinárias no caso. Ele ainda afirmou que no futuro a Microsoft consultaria um advogado que é ex-juiz para entender se a corte pode permitir esse tipo de pesquisa.

O caso envolve o ex-funcionário Alex Kibkalo, natural da Rússia. O russo foi arquiteto de software da empresa de Bill Gates no Líbano. De acordo com o FBI, a Microsoft viu e-mails de um blogueiro para quem Kibkalo supostamente vazou códigos da compania. A queixa, apresentada nesta segunda-feira (17) pelo agente do FBI Armando Ramirez no tribunal federal de Seattle, não identificava o blogueiro.

A espionagem aconteceu apenas alguns meses antes de a Microsoft entregar ao agente do FBI um relatório de investigação interna do caso. A pesquisa descobriu mensagens do ex-funcionário russo ao blogueiro contendo correções para o sistema operacional Windows 8 RT antes de ele ser lançado. A denúncia também alega que Kibkalo compartilhou um kit de desenvolvimento que poderia ser usado por hackers para entender como a Microsoft usa as chaves de ativação dos softwares originais.

A denúncia também revela que a Microsoft não espionou apenas e-mails, mas também mensagens instantâneas trocadas pelos dois em setembro. A empresa também examinou arquivos do ex-funcionário no serviço de armazenamento em nuvem da empresa, que, à época, se chamava SkyDrive. Kibkalo é acusado de trocar arquivos com o blogueiro usando a ferramenta.

A Microsoft tem se posicionado contra os casos de cyberespionagem pelo governo e tem criticado fortemente o Google pela maneira como a empresa trata a questão de privacidade no Gmail. O Google é acusado de vender conteúdo de mensagens dos usuários a empresas anunciantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES