Microsoft mostra tecnologia que extrai textos de fotos no Windows

Na imagem central aparece a foto de um documento e à direita o texto extraído da foto

Windows 8.1 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Microsoft publicou um vídeo que demonstra o funcionamento da tecnologia do SkyDrive que extrai textos de fotos no Windows 8.1. Basicamente, se o usuário desejar extrair algum conteúdo de uma página de jornal, por exemplo, basta tirar uma foto e passar o arquivo para o computador. Feito isso, o sistema operacional armazena os dois arquivos (foto e texto) na nuvem e o usuário pode buscar o conteúdo em caracteres fazem uma simples busca no PC.

Assim que a imagem é colocada na pasta de fotos do sistema, o Windows faz a checagem e gera um arquivo de texto, que fica guardado nas propriedades da foto. Para acessar as informações, o usuário precisa usar a barra do SkyDrive, que permite ler o texto e copiá-lo para ser editado no Word ou enviado para um e-mail cadastrado pelo usuário da máquina.

O nome técnico do sistema é OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Ótico de Caracteres) e funciona através de algoritmos que reconhecem letras e textos - mais ou menos como o sistema que, automaticamente, põe rostos em evidência em uma fotografia para fazer alguma marcação. Em vez de fazer leitura biométrica, lê os caracteres na foto.

A Microsoft também anunciou que, no lançamento do seu novo software, o OCR do Windows 8.1 e SkyDrive estará disponível em inglês, português, espanhol, francês e alemão. Quem usa Windows Phone 8 com a opção de upload automático de fotos ao SkyDrive já deve estar acessando o recurso na plataforma de armazenamento da Microsoft, informou a empresa.

Veja a a demonstração no vídeo abaixo de como funciona a tecnologia. Para ajudar na compreensão, ative as legendas nas configurações do YouTube para a língua portuguesa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES