Microsoft pode ter apps Android compatíveis com Windows Phone

Executivos da Microsoft desejam liberar download de apps Android em aparelhos Windows Phone, como o Nokia Lumia 1020

Nokia Lumia 1020 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rumores apontam que Windows Phone tem planos para rodar aplicativos do Android nativamente. De acordo com o site The Verge, esse é o desejo de alguns executivos da companhia, que veem no sistema operacional rival uma maneira de atrair mais usuários para sua plataforma móvel e aumentar as suas vendas.

Segundo uma fonte ouvida pelo site, algumas pessoas dentro da Microsoft consideram crucial o suporte aos apps Android para manter vivo o ecossistema do Windows Phone. Afinal, sua loja é comumente alvo de críticas por sua ainda pequena base de aplicativos disponíveis para download.

A fonte ainda revela que os aplicativos Android podem ser disponibilizados diretamente para download na Windows Phone Store, de modo que o usuário continuaria a logar com sua conta da Microsoft e a usar os serviços de armazenamento em nuvem da empresa. A estratégia seria, portanto, atrair mais consumidores para o Windows Phone com uma oferta maior de apps, e mantê-los atrelados ao ecossistema por meio de serviços extras como OneDrive, antigo SkyDrive, entre outros produtos exclusivos.

No entanto, a ideia tem gerado polêmica no interior da empresa, já que uma parcela dos executivos seria contrária à proposta. Segundo eles, a abertura da plataforma a apps Android poderia canibalizar a plataforma, afastando mais ainda os desenvolvedores do Windows Phone e até do Windows para PC ? apps Android seriam usados também no Windows 8, junto a apps com interface "Metro".

Um grande problema dessa iniciativa, por parte do usuário, seria a grande diferença de design de interface entre as plataformas. Apesar de aplicativos como o Facebook já terem abandonado de vez as diretrizes do Windows Phone, é difícil pensar que apps idealizados para rodar um sistema tão diferente poderiam ser facilmente adaptados, sem prejuízos de usabilidade.

Rumores apontam, ainda, que a Intel seria a mais interessada em tornar o Windows 8 compatível com programas do Android. O objetivo seria frear o mercado de PCs rodando Android e impedir a larga adoção do programa de virtualização Bluestacks, que, recentemente, selou parceria com a AMD, rival da Intel no mercado de chips.

As suposições sobre o suporte a aplicativos Android no Windows Phone chegam em um período em que parece haver cada vez mais chances de que a Nokia realmente lance um smartphone rodando sistema operacional do Google, dados os vazamentos recentes.

Mesmo que seja uma versão bastante modificada, o Nokia com Android, junto com uma possível liberação de apps do robô no Windows Phone, apontam para um futuro possivelmente promissor entre Microsoft e Google, rivais em quase todos os setores, desde mobile e PCs até buscadores.

De qualquer maneira, as conversas internas ainda estariam, de acordo com a fonte ouvida pelo Verge, em estágio inicial. Resta-nos esperar para ver o que o novo CEO, Satya Nadella, e seu conselheiro de tecnologia, Bill Gates, decidirão sobre o futuro da plataforma móvel da Microsoft.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES