Mínimo deve ser de 8 Mbps para transmissão de banda larga no país

A Anatel estabelece, por meio da resolução, a capacidade mínima de transmissão.

Municípios com até 20 mil habitantes deverão ter 8 Mbps de capacidade miníma de conexão com internet. | ThinkStock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou, nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial da União, o regulamento para universalização do acesso à telefonia e internet fixas. De acordo com as regras descritas na Resolução n° 598 do Conselho Diretor da Anatel, as concessionárias de serviços de comunicação devem cumprir prazos e metas de instalação de infraestrutura de rede para conexão à internet e na instalação de telefones públicos (orelhões).

A Anatel estabelece, por meio da resolução, a capacidade mínima de transmissão, de acordo com o tamanho dos municípios, para conexão à internet do backhaul, infraestrutura responsável pelo tráfego da rede central até as redes ?secundárias". Ou seja, esta não é a velocidade mínima que deve ser oferecida ao usuário, e sim a "força" de transmissão que as concessionárias devem possuir. Em municípios com até 20 mil habitantes, a capacidade deverá ser de, pelo menos, 8 Mbps. Nas cidades com até 40 mil habitantes, o mínimo terá de ser 16 Mbps. Nas que têm até 60 mil moradores, 32 Mbps. Os municípios com população superior a 60 mil deverão dispor de capacidade mínima de 64 Mbps.

A resolução também prevê a montagem de telefones públicos em comunidades rurais, aldeias indígenas e comunidades quilombolas. Determina também a implantação de orelhões adaptados para pessoas com deficiência auditiva, de locomoção ou de fala. A instalação de aparelhos especiais requer solicitação do cidadão ou de representantes, que podem ser parentes ou associações legalmente constituídas. O atendimento a esses pedidos deve ser feito em um prazo máximo de sete dias.

Para que a Anatel possa acompanhar o cumprimento das metas, as concessionárias terão de apresentar, semestralmente, o planejamento para as localidades a serem atendidas. Essas prospecções deverão ser apresentas até o dia 10 dos meses de junho e dezembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES