Ministro: Brasil fará tablets com incentivo fiscal em setembro

Mercadante diz que país entrará para o “clube dos 4” fabricantes de touchscreen.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse nesta segunda-feira (27) que algumas empresas devem começar a produzir tablets com incentivo fiscal no Brasil antes de setembro.

A previsão inicial apontada pelo ministro para o início das operações era julho, mas foi alterada por conta de problemas de infraestrutura para a fábrica da Foxconn em Jundiaí, no interior paulista, e da falta de mão de obra qualificada.

De acordo com o ministro, o Brasil está perto de entrar para um seleto grupo de quatro países capazes de fabricar telas de LCD sensíveis ao toque. "Vamos entrar, é questão de tempo. E se depender de mim, isso é "para ontem", afirmou, durante almoço-debate promovido pelo Grupo de Líderes Empresarias (Lide), na capital paulista.

Mercadante afirmou que oito empresas manifestaram desejo de aproveitar incentivos fiscais para a produção de eletrônicos portáteis em solo brasileiro. A Foxconn é um delas e vai, segundo o ministro, inaugurar uma fábrica em Jundiaí destinada a produzir produtos para a Apple, como o iPad e o iPhone.

O início das operações da empresa foi adiado, diz o ministro, por conta do atraso da construção de uma alça rodoviária de acesso à fábrica, para o escoamento da produção, e falta de mão de obra qualificada.

Mercadante afirmou que o governo agora negocia com a Foxconn investimentos para desenvolver a produção LCD sensível ao toque em território nacional. "Na primeira fase a proposta é produzir telas da geração de (até) 6,5 polegadas, que é usada em iPhones e computadores. Na segunda fase, a produção já incluiria telas maiores", afirmou. "O Brasil hoje é um mercado muito importante: somos o terceiro maior mercado do mundo para computadores."

O ministro afirmou que o governo busca também atrair a produção de lâmpadas LED e de semicondutores. Ele citou a Ceitec S.A., empresa pública federal ligada ao Ministério que foi criada em Porto Alegre em 2008 e que deve entrar em operação em outubro. A Ceitec, segundo sua página na internet, tem o objetivo de "desenvolver a indústria eletrônica brasileira através da implantação de uma base sólida no setor de semicondutores".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES