MPPE lança software de combate à violência contra a mulher; veja

O programa foi criado pelo Núcleo de Apoio à Mulher (NAM) e a Coordenadoria Ministerial de Tecnologia da Informação (CMTI) do Ministério Público

O aplicativo vai planejar ações e sugerir políticas públicas | Net10
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) criou um software para ajudar a combater a violência contra a mulher no Estado.

O software vai possibilitar ao MPPE levantar dados estatísticos sobre o problema e com isso planejar ações e sugerir políticas públicas. A ideia é diminuir os índices de violência contra a mulher. O programa foi criado pelo Núcleo de Apoio à Mulher (NAM) e a Coordenadoria Ministerial de Tecnologia da Informação (CMTI) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Com o programa, o NAM, com base na Lei Maria da Penha (art. 26, III), iniciará uma pesquisa sobre a qualidade do atendimento às mulheres vítimas de violência abrangendo todo o Sistema de Justiça especializado no Recife (Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Judiciária e Poder Judiciário). ?Poderemos diagnosticar a atuação de todo o Sistema de Justiça, identificando possíveis gargalos na investigação, processamento e julgamento dos casos de violência?, explica o coordenador do NAM, promotor de Justiça João Maria Rodrigues, por email.

O software ainda permitirá definir o perfil do agressor e da vítima, classe social, religião, qual o dia da semana em que acontece a violência, período do dia, renda, entre outros dados. Depois de concluído o diagnóstico, as informações serão entregues ao Instituto Maria da Penha (IMP), que vai compilar tudo em um estudo científico.

Segundo o MPPE, entre 2006 a 2012 houve uma redução no índice de violência contra a mulher de 40%. No entanto, de 2012 a 2013, houve um aumento de 24%. No ranking dos estados, Pernambuco é o 5º mais violento e o Recife é a 6ª capital mais violenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES