Nexus 5 ou Galaxy S4? Confira qual celular top escolher neste fim de ano

Confira o comparativo e veja qual celular é o melhor para você.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O combate fica por conta de dois tops de mercado, o Galaxy S4 e o Nexus 5, fabricado pela LG em parceria com o Google. O primeiro se destaca pelas inúmeras funções embutidas pela Samsung no sistema customizado Nature UX. O segundo, por outro lado, tem toda a elegância do Android 4.4, que traz o melhor do sistema operacional sem modificações. Confira o comparativo e veja qual celular é o melhor para você.

Desempenho: Nexus 5

O Galaxy S4 tem duas versões. O modelo com 4G tem processador quad-core de 1,9 GHz e a versão com 3G+ equipada com um chip octa-core de 1,6 GHz. Com Android 4.2 Jelly Bean. O smartphone tem, ainda, 2 GB de RAM, 16 GB, 32 GB ou 64 GB de armazenamento, com entrada para cartão microSD de 64 GB e bateria de 2.600 mAh. Seus recursos de conectividade são os tradicionais Wi-Fi, NFC e Bluetooth.

O Nexus 5 deve seu poder de processamento ao chip quad-core Krait 400 Snapdragon 800 de 2,3 GHz, um com processador gráfico Adreno 330 e 2 GB de RAM. Já embutido com 4G, o novo Nexus tem como principal característica o Android 4.4 em sua forma pura, por isso, muito leve e rápida. Entre suas especificações estão as opções de armazenamento de 8 GB, 16 GB ou 32 GB sem a possibilidade de expansão via cartão de memória, além de uma bateria não-removível de 2.300 mAh e as mesmas conectividades do S4.

Apesar do Samsung Galaxy S4 ter uma versão com um processador de oito núcleos, testes de benchmark mostram que ele não é páreo para o poderoso processador Snapdragon 800 da Qualcomm. Testes preliminares feitos pela Rightware apontam que o Nexus 5 bate inclusive o ?irmão mais velho? do S4, o Note 3, assim como o smartphone que lhe serviu de base para construção, o LG G2.

Câmeras: Galaxy S4

O Nexus 5 recebeu um upgrade considerável na câmera principal. Mesmo com apenas 8 megapixels, seu recurso de estabilização óptica promete entregar imagens muito melhores do que seu antecessor.

O Galaxy S4, porém, mesmo tendo sido lançado meses antes, vem de fábrica com um sensor de 13 megapixels e vários recursos de software para melhorar não só a qualidade das imagens, mas a própria experiência com fotografia no celular. Entre os destaques estão foto com som e o uso simultâneo das câmeras traseira e dianteira.

Sistema operacional: Nexus 5

Uma das principais estratégias da Samsung para ganhar usuários é oferecer muitos recursos no software customizado Nature UX, mesmo que algumas vezes não sejam de tanta utilidade prática. Desde rastreamento dos olhos do usuário, para rolar páginas ou pausar um vídeo, até interação com o aparelho sem tocar na tela, as funcionalidades aumentam a cada edição da família Galaxy, em detrimento de melhorias no design.

O Nexus 5, no entanto, destaca-se justamente pelo desenho simples e limpo do Android 4.4 puro. As mudanças pontuais feitas pela Google no sistema fazem desta a melhor versão até hoje do robozinho. Por outro lado, ele entrega algumas funcionalidades muito úteis, como a sugestão de números de telefone no discador a partir de buscas na internet, ou a integração do Google Now com seus sites e apps favoritos.

Além disso, o Android "Kit Kat" traz diversos aprimoramentos nos comandos por voz, de maneira similar ao Moto X. Assim, o usuário pode interagir com o smartphone sem precisar pegar o aparelho, e os erros de identificação de palavras, que não eram muitos, agora estão ainda menores. O S4 deverá receber a atualização para o Android 4.4, mas ainda vai demorar alguns meses e não se sabe quais funcionalidades chegarão para o sistema customizado.

Dimensões: Empate

Com praticamente as mesmas dimensões, Galaxy S4 e Nexus 5 não são grandes se for levado em conta as suas telas de 5 polegadas rodeadas por bordas bem finas e corpo compacto. O Galaxy S4 tem 69,8 mm de largura, enquanto o Nexus 5 tem 69,2 mm. Na altura, no entanto, o S4 ganha, com 1,3 mm a menos do que o Nexus, o que, teoricamente, facilitaria no manuseio do Galaxy, se não fosse a necessidade de apertar em botões no rodapé do aparelho. Ambos têm praticamente a mesma espessura (7,9 mm e 8,6 mm, respectivamente) e exatamente o mesmo peso, 130 g.

Display: Empate

Pode-se dizer que o principal recurso de um smartphone é seu display, já que é por ali que praticamente todas as interações com o aparelho são feitas. Tanto o Galaxy S4 quanto Nexus 5 têm o que há de melhor no mercado nesse quesito.

O Galaxy tem um display Super AMOLED com resolução 1080 x 1920 pixels (Full HD), de 5 polegadas, com densidade de pixels de 441 ppi. O mais recente Nexus é equipado com uma tela de ligeiramente menor, de 4,95 megapixels, com tecnologia True HD IPS e a mesma resolução de 1080 x 1920 pixels. Por ter mais pixels em uma área um pouco menor, sua densidade é de de 445 ppi, diferença indistinguível aos olhos humanos.

saiba mais

Design: Nexus 5

Nenhum dos concorrentes têm mostrado no design sua melhor característica, mas o Nexus 5 se destaca do Galaxy S4 por seu formato minimalista e elegante. Os botões físicos do Galaxy S4 já não combinam com o Android desde sua versão 4.0, a Samsung, porém, insiste em manter o design tradicional de seus aparelhos.

O Nexus 5, por outro lado, não tem nenhum botão físico, à exceção de volume e bloqueio de tela, em cerâmica, localizados nas laterais. As bordas são um meio termo entre arredondadas e retas, dando um toque moderno ao aparelho. Já o Galaxy se mantém com o mesmo design de toda a família, com plástico e bordas bem arredondadas.

Preço e disponibilidade: Nexus 5

Apesar do Galaxy S4 já estar no mercado há algum tempo, seu preço continua alto. Embora tenha tido algumas quedas de preço, seu valor não é menor que R$ 2 mil. O Nexus 5 deverá chegar em breve no mercado brasileiro, assim como ocorreu com o Nexus 4, que começou a ser vendido aqui alguns meses depois de ser lançado nos EUA.

Seu preço, porém, deverá ser menor que o Galaxy S4 por mais que seja mais recente. Se seguir com o mesmo preço praticado pelo Nexus 4 no mercado nacional, deverá chegar por volta de R$ 1.699.

Conclusão

O Galaxy S4 e o Nexus 5 são certamente dois dos melhores smartphones que o dinheiro pode comprar. O primeiro oferece muitas funcionalidades no software e câmera com alta resolução que fotografa de muitas formas, utilizando todo o poder de processamento do aparelho. Com as personalizações feitas pela Samsung, consegue extrapolar os recursos do Android e ainda satisfaz quase qualquer necessidade do usuário.

O novo Nexus, apesar de ser limitado quanto ao armazenamento e à bateria, que não é removível, tem o que há de melhor no Android puro, com toda sua estabilidade, velocidade e simplicidade. Junto com o processador mais potente da Qualcomm, promete ser imbatível tanto em atividades do dia a dia quanto em games e aplicações pesadas. No embate, o Nexus 5 ganha por muito, 6 a 3.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES