Nokia Asha 200, dual-chip com funções além do básico e barato

Apesar do modelo possuir um ótimo desempenho, algumas de suas características deixam muito a desejar.

Nokia Asha 200 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Asha 200 faz parte da linha de celulares da Nokia que traz várias funções - muitas antes presentes somente nos smartphones - em aparelhos de baixo custo. O modelo, porém, possui dois diferenciais importantes: ele conta com um teclado QWERTY físico e com a tecnologia de suporte a dois chips simultâneos. Apesar do modelo possuir um ótimo desempenho, algumas de suas características deixam muito a desejar. Entenda melhor as vantagens e desvantagens do aparelho lendo o review.

Design

O desenho do Asha 200 não é muito elegante. De cara, ele parece ser um pouco desconfortável, já que seu corpo é gordinho tanto de frente quanto de lado, e inspira uma baixa qualidade, talvez pelo excesso de plástico na sua carcaça. Mas ele é bem simpático, e o desconforto e a qualidade baixa são só na aparência, já que estão longe de serem características do modelo.

A tela de 2,4 polegadas tem um ótimo tamanho para um aparelho que não tem a função touchscreen, e serve muito bem às características e ao sistema do dispositivo. Já seus botões físicos, apesar de terem uma usabilidade um pouco confusa ? já que alguns possuem desenhos que mostram suas funções e outros dependem da informação presente na tela para apresentar suas utilidades -, se encaixam de forma harmonioza no desenho do celular. O Asha também é bem leve, com apenas 105 g.

O destaque do design fica por conta do teclado QWERTY físico. Suas teclas são extremamente macias e bem localizadas, de forma que até as maiores e mais estabanadas mãos podem digitar com facilidade, sem cometer erros e sem esbarrar em teclas erradas. Ele é bem semelhante ao teclado de um computador, contendo as funções ?shift? e ?capslock? que ajudam muito na hora de compor uma mensagem rapidamente. Até mesmo a tecla referente à barra de espaço é maior que as demais, assim como acontece no PC.

O modelo é bem chamativo, a começar pelo seu corpo que é bem grande. Além disso, o teclado tem os botões perolados, e a traseira do celular tem pequenos pontos brilhantes, como se fosse purpurinado. Isso pode fazer com que o Asha 200 não seja tão bem visto pelo público masculino.

Symbian dual-chip

O sistema operacional S40 presente no celular não chega a ser completo como as grandes plataformas atuais - Android e iOS -, mas dentro da sua simplicidade possui boas funções. A começar pelos aplicativos das redes sociais Facebook e Twitter, que podem ser baixados para o aparelho, tornando ainda mais prático para o usuário atualizar seu status e receber as novidades dos seus contatos. Isto, somado à grande qualidade do teclado do modelo, faz do Asha um celular quase ideal para uso dos canais sociais. Só faltou mesmo as conexões Wi-Fi e 3G.

Por meio da loja de apps da Nokia é possível baixar ainda outros programas muito populares, como Whatsapp e Hotmail. Além disso, o aparelho inclui alguns aplicativos já de fábrica, que vão desde funções básicas como despertador, gravador e calculadora até a joguinhos como Asphalt 4, Diamond Rush e Paciência. Nada muito espetacular, mas que pode divertir o usuário que não está preocupado em ter um celular com aplicativos de ponta.

O grande diferencial do modelo é a sua função dual-chip. E ela tem um bom funcionamento. Você pode delegar as atividades do celular ? como ligação, envio de SMS ou pacote de dados ? para um determinado cartão SIM, ou escolher a opção ?Sempre perguntar?, para que o aparelho te dê a opção de optar por qualquer um dos chips toda vez que for realizar alguma tarefa. O Asha 200 conta até com um botão físico que serve de atalho para o menu de configurações da função dual-SIM, para que você possa reconfigurá-las sempre que quiser com muita rapidez.

Um aspecto bem negativo do serviço dual-chip, porém, é a aparente falta de cuidado com a entrada para o segundo cartão SIM, que fica na lateral do aparelho. A dificuldade e a força necessária para encaixar o cartão no slot são tão grandes que muitas vezes parece que é impossível. Com um pouco de persistência e jeito, o usuário deve acabar conseguindo. Bola fora da Nokia, no entanto.

Câmera

A câmera do Nokia Asha 200 tem somente 2 megapixels, logo, tira fotos e grava vídeos de baixa qualidade, mas suficientes para quem gosta somente de retratar momentos e guardar na própria memória do celular. E o aparelho possui diversos recursos para modificar as fotos. É possível, por exemplo, adicionar efeitos simples como preto e branco, sépia, negativo e desfoco. Além disso, você pode adicionar textos e cliparts sobre as imagens depois de registrá-las.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES