Nos vinte anos da WWW, criadores relançam o primeiro site da história

A URL já está no ar, e o projeto segue agora em tentar recuperar os equipamentos da época

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia em que a WWW completa 20 anos, o Cern (sigla em inglês da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear), centro que criou a estrutura da World Wide Web, lançou um projeto para recriar o primeiro site da rede. A ideia é preservar o hardware e o software originais usados no nascimento da web. As informações são da BBC.

De acordo com Dan Noyes, gerente de comunicação do Cern, recriar a primeira página de internet do mundo vai permitir às futuras gerações explorar, examinar e pensar sobre como a web está mudando a vida contemporânea. A URL já está no ar, e o projeto segue agora em tentar recuperar os equipamentos da época.

"Quero que meus filhos consigam entender o significado desse ponto no tempo: a web já tão ubíqua - tão, bem, normal - que se corre o risco de não ver o quanto mudou fundamentalmente", afirmou à emissora britânica. "Estamos em um momento único em que ainda conseguimos "religar" para o primeiro servidor da web e experimentá-lo. Queremos documentar e preservar isso", continua.

A expectativa é que a restauração da primeira página da web sirva de lembrete dos e inspiração para os valores fundamentais da rede. Na base da web original está a tecnologia para descentralizar controle e tornar o acesso a informação livremente disponíveis a todos.

"Você pode ter pensado que o primeiro navegador era bem primitivo, mas ele não era. Ele tinha capacidades gráficas. Você podia editar diretamente nele. Era uma coisa maravilhosa. Era algo muito sofisticado", afirma à BBC James Gillies, chefe de comunicação da Cern hoje e que, na época da criação da internet, era um pesquisador iniciante.

Gillies compartilha da ideia de Noyes de que a recriação do primeiro site da web, em um servidor de 20 anos de idade, carregam as ideias originais de universidade e acesso universal desenvolvidas por (Tim) Berners-Lee e compartilhada por entusiastas da época, que acreditavam que a tecnologia ia fazer o mundo um lugar mais igualitário e justo.

Um exemplo dessa abertura é que os usuários podiam editar as páginas que viam diretamente no navegador - algo que atualmente não é mais possível. "Os browsers atuais oferecem experiências maravilhosas, mas quando voltamos (no tempo) e olhamos para os primeiros navegadores, acredito que perdemos algumas das funções que Tim Berners-Lee tinha em mente", opina Noyes.

A WWW foi concebida por Tim Berners-Lee, enquanto trabalhava no Cern, em 1989. O sistema de informação que criava a rede pertencia ao centro de pesquisas, e foi criado para permitir a troca de informações entre físicos ao redor do Implicava em hipertextos e URLs - endereços mais fáceis de lembrar do que os números de IP que correspondem aos locais únicos nos servidores. A codificação dos servidores for tornada pública e gratuita em 30 de abril de 1993, e permitiu que o padrão da internet fosse livre da propriedade de grandes companhias.

O primeiro site, pois, foi sobre o projeto WWW em si, com descrições de como funcionava o sistema, como configurar o próprio servidor e como acessar documentos em máquinas remotas através da internet.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES