Nova tecnologia permite HDs de 60 TB em computadores comuns

Seagate espera lançar discos com técnica de gravação “HAMR” no mercado ainda nesta década.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Seagate demonstrou uma nova tecnologia que promete expandir significativamente a capacidade de armazenamento dos discos rígidos usados em nossos PCs. Segundo a empresa, com uma técnica chamada HAMR (Heat-Assisted Magnetic Recording, ou "Gravação Magnética Auxiliada pelo Calor), que usa um laser para aquecer o disco antes de gravar os dados, seus laboratórios conseguiram armazenar 1 Terabit (128 GB) de dados em uma área de apenas uma polegada quadrada.

Com isso, já seria possível criar HDs de 3.5" (como os usados em desktops) com capacidade de 6 TB, e modelos de 2.5" (como os de notebooks) com capacidade de 2 TB, o dobro do disponível nos modelos de maior capacidade atualmente no mercado.

Mas isso não é tudo: 1 Terabit por polegada quadrada é o ponto de partida da tecnologia, e a Seagate teoriza que ela possa chegar a 5 ou 10 Terabits por polegada quadrada, levando a HDs de até 60 Terabytes no mesmo tamanho dos discos atuais.

Os primeiros HDs baseados na tecnologia HAMR devem chegar ao mercado "ainda nesta década". Ainda é cedo para falar em preços.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES