Finalmente: lançamento do Ipad 3 será dia 11 de maio no Brasil

A data foi revelada pela operadora Tim, que anunciou que será a primeira a disponibilizar o iPad 3 no país

A operadora ainda não divulgou os preços oficiais, mas declarou que o tablet estará disponível para venda já para o próximo dia das mães | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A terceira geração do tablet da Apple, também conhecida como novo iPad, será lançada no Brasil oficialmente no dia 11 de maio. A data foi revelada pela operadora Tim, que anunciou em um comunicado oficial que será a primeira a disponibilizar o iPad 3 no país.

A operadora ainda não divulgou os preços oficiais, mas declarou que o tablet estará disponível para venda já para o próximo dia das mães, "nas principais lojas da empresa".

Dois modelos do novo iPad foram homologados pela Anatel no último dia 16, e devem ser vendidos pela operadora a partir do dia 11. Os modelos são o A1416, que possui Wi-Fi; e o A1430, que além da rede sem fio, tem conectividade com redes 3G e 4G.

Comparado ao iPad 2, o novo iPad traz três novidades. A principal delas é a sua nova tela de alta resolução Retina, com 2048 x 1536; mais do que o necessário para reproduzir vídeos em FullHD 1080p. O nome da tela é uma menção a densidade dos pixels desta tela; pequena o suficiente para que seja imperceptível aos nossos olhos. "Na prática, isso quer dizer que não se conseguem mais enxergar pixels individuais a olho nu, dando às imagens uma aparência de página impressa, sem qualquer serrilhado nas curvas e diagonais", disse Julio Preuss, jornalista especializado em tecnologia.

A imagem da esquerda é do iPad atual, e a da direita é o iPad 3 (Foto: Divulgação)

Outra melhoria feita pela Apple foi a inclusão do novo processador A5X, um dual-core com gráficos quad-core, "desenhado" para suportar a nova resolução do Retina Display. Graças a ela, a reprodução de jogos e conteúdos multimídia ganhou uma melhoria significativa de desempenho e qualidade - vide como exemplo o game Infinity Blade II. Antes, o iPad 2 possuia apenas o processador dual-core, sem melhorias gráficas.

O terceiro grande avanço em relação ao iPad 2 foi a câmera. Agora com 5 megapixels, ela conta também com a mesma lente do iPhone 4S, dividida em cinco elementos, com filtro infravermelho e ISP rodando a partir do chip A5X. Para fotos, há recursos de autoexposição, autofoco, balanço de branco e detecção de face. Para vídeos, a resolução subiu para FullHD 1080p, como no iPhone 4S, e vem também com estabilizador de gravação. A câmera frontal, por sua vez, continua com os mesmos a resolução VGA de 640 x 480 pixels.

Para acompanhar as melhorias na tela e do processador, a Apple também precisou atualizar a bateria do iPad; mas apenas para manter a mesma autonomia proposta na geração anterior: 10 horas de uso contínuo.

Apenas alguns dias após o início das vendas, vários relatos de usuários do novo iPad afirmavam que o aparelho vinha superaquecendo. As denúncias foram feitas no fórum oficial de consumidores da Apple, declarando até que o calor do aparelho vinha ativando o sistema de proteção com desligamento automático em alguns modelos. A empresa confirmou que o novo modelo aquece mais que o iPad 2, mas avisou aos consumidores que a margem segura de operação do tablet vai até 35°C.

Outras reclamações feitas pelos consumidores relatavam instabilidade nas conexões Wi-Fi e incompatibilidade com as capinhas de proteção (Smart Covers) do modelo anterior. Os defeitos já foram corrigidos pela Apple com a última atualização do iOS 5.

De acordo com uma pesquisa recente da Good Technology, fabricante de soluções para gerenciamento de e-mails e aparelhos, 97,3% dos tablets ativados por empresas no primeiro trimestre deste ano foram iPads. O principal motivo de sua alta penetração é a falta de competitividade no preço e desempenho oferecido pelos concorrentes do iPad. ?A Apple ainda tem uma grande vantagem?, disse o vice-presidente da empresa de consultoria Gartner, Leif-Olof Wallin.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES