Novo malware do iPhone afeta apenas usuários de Windows

Acontece que o app em questão tinha executáveis escondidos que só funcionam no Windows

Avalie a matéria:
O vírus se instala no Windows pelo sincronismo automático com o iTunes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta semana um usuário do fórum oficial da Apple alertou para um vírus de Windows que está embutido em um aplicativo para iPhone, que a Apple liberou em sua loja de software móveis App Store. Sob o nome de "Instaquotes Quotes Cards for Instagram", o malware foi detectado em uma varredura do antivírus ClamXav, que identificou o "Worm.VB-900".

Arquivos da App Store são distribuídos em extensão .ipa, uma espécie de arquivo zipado que abraça todos os conteúdos necessários para o aplicativo rodar no iPhone, iPad ou iPod Touch. Acontece que o app em questão tinha executáveis escondidos que só funcionam no Windows. Testes feitos com o antivírus iAntivirus da Symantec também revelaram alguns executáveis do tipo .exe, que funcionam somente no sistema da Microsoft.

O aplicativo estava na AppStore desde o último dia 19 e custava US$ 0,99, mas neste fim de semana os desenvolvedores fizeram uma promoção de lançamento, distribuindo-o gratuitamente. Em resposta a denúncia, alguns usuários disseram que as varreduras alertaram um falso positivo. De qualquer forma, a Apple já removeu o "Instaquotes Quotes Cards for Instagram" da AppStore.

De qualquer forma, donos de Macs ou de dispositivos com iOS não precisam se preocupar, pois o malware não afeta o OS X e o iOS. Por outro, existe a chance de os executáveis contaminarem computares rodando com Windows, principalmente por conta da sincronização de apps via iTunes. A Apple não informa quantos dispositivos instalaram o "Instaquotes", por isso não se sabe quantos usuários podem estar infectados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES