Novo olho biônico pode permitir visão sobre-humana e noturna

O equipamento, além de superar outros dispositivos já criados, pode ser melhor que o orgânico, com visão sobre-humana e noturna

Olho biônico | HKUST
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O olho é uma das partes do corpo humano mais complexas, o que dificulta a realização de engenharia reversa para entender mais sobre o órgão. Entretanto, agora, pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong revelaram a criação do primeiro olho impresso em 3D do mundo, o EC-Eye. O equipamento, além de superar outros dispositivos já criados, pode ser melhor que o orgânico, com visão sobre-humana e noturna. A notícia está no site Olhar Digital.

Os olhos biônicos disponíveis atualmente possuem a mesma estrutura, compostos por óculos com uma câmera instalada. Os dados são processados por um pequeno computador e enviados para um implante na retina do usuário. Por fim, os sinais são transmitidos para os centros visuais do cérebro.

HKUST 

Porém, ao contrário dos disponíveis no mercado, em que usuários relatam que conseguem ver flashes, mas sem uma visão clara o suficiente, o novo equipamento promete uma melhoria considerável. Em vez de usar um sensor bidimensional, como uma câmera, o EC-Eye possui um modelo de retina côncava. Esta superfície possui uma série de pequenos sensores de luz que imitam os fotorreceptores humanos. Eles se conectam a um feixe de fios de metal líquido que atuam como nervo óptico.

Nos testes, o dispositivo foi capaz de exibir letras com clareza suficientemente para serem lidas. Apesar de representar uma grande melhoria em relação aos utilizados atualmente, ainda está aquém dos olhos humanos. A equipe, entretanto, afirma que a tecnologia tem potencial para ofuscar o real, usando uma matriz mais densa de sensores conectados individualmente a nanofios. Segundo os pesquisadores, com essa e outras melhorias, o EC-Eye pode dar aos usuários uma visão noturna.

A pesquisa, que foi publicada na revista científica Nature, ainda tem um longo caminho pela frente, mas parece ser um caminho promissor a seguir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES