Novos aparelhos BlackBerry terão 4G compatível com padrão do BR

Aparelho com tela touch chega antes do modelo com teclado ao país

Z10 é a versão do BlackBerry 10 com tela de 4,2 polegadas | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os dois novos smartphones Z10 e Q10 anunciados nesta quarta-feira (30) pela empresa BlackBerry com o novo sistema operacional BlackBerry 10 serão compatíveis com as redes de banda larga móvel de quarta geração (4G) brasileiras, informou João Stricker, diretor geral da BlackBerry no Brasil.

A subsidiária da empresa, que trocou o teclado físico pelo touch no modelo Z10 e abandonou o nome Research In Motion (RIM), já realiza testes com operadoras de telefonia móvel e trabalha na homologação dos smartphones no país, mas ainda não há informações sobre datas de lançamento ou preços locais. "A ideia é chegarmos ao mercado brasileiro com preços competitivos", afirmou Stricker, sinalizando que a faixa de preço dos modelos deve se equiparar à dos smartphones topo de linha como iPhone 5 e Samsung Galaxy S3.

Com a tela sensível ao toque, a BlackBerry espera recuperar o espaço perdido no mercado de celulares e smartphones - em 2012, segundo a consultoria IDC, a empresa registrou 4,6% de participação nas vendas mundiais de aparelhos - e se garantir nas mãos dos usuários corporativos. "O produto tem muito apelo tanto junto ao segmento corporativo como também ao consumidor", disse Stricker.

No Brasil, a empresa cita dados da IDC mostrando que a BlackBerry lidera as vendas de celulares no segmento corporativo. Em setembro de 2012, segundo a consultoria, a empresa registrou 42% de participação entre os aparelhos em uso por empresas com mais de 250 funcionários no país.

O modelo Z10 chega antes do modelo Q10 - com teclado Qwerty - às lojas brasileiras. "Também estamos fazendo uma versão com teclado físico porque entendemos que alguns usuários vão querer teclado", explicou o executivo.

PlayBook com BlackBerry 10

A linha de tablets PlayBook também será atualizada com o sistema BlackBerry 10. "O que está hoje no mercado com o PlayBook OS vai ser atualizado para o BlackBerry 10", informou Stricker. "A atualização ainda não tem data específica para ser liberada, mas será feita "over the air" [via redes sem fio]", complementou o executivo.

O dispositivo Z10 é a versão do BlackBerry 10 com tela sensível ao toque de 4,2 polegadas. Nos Estados Unidos, o modelo Z10 só começará a ser vendido pelas operadoras em março pelo preço de US$ 600. No Canadá, onde fica a sede da companhia, o aparelho chegará em fevereiro. O modelo já poderá ser adquirido no Reino Unido nesta quinta-feira (31). O aparelho pesa 135,4 g, tem processador de dois núcleos,16 GB de armazenamento interno e conta com câmera traseira de 8 megapixels (MP) e frontal de 2 MP.

Já o modelo Q10 é o smartphone com teclado físico QWERTY. "Nós sabemos que há vários amantes de teclado físico por aí?, disse Thorsten Heins, presidente-executivo da companhia. A tela do aparelho também é sensível ao toque e mede 3,1 polegadas. O dispositivo Q10 será disponibilizado globalmente em abril, segundo Heins.

Os novos aparelhos BlackBerry 10 vão competir com o iPhone, da Apple, e os dispositivos Android, do Google, que ultrapassaram o BlackBerry nos últimos anos no competitivo mercado de smartphones. Os celulares equipados com o BlackBerry 10 contam com navegadores rápidos, câmeras inteligentes e, ao contrário dos modelos anteriores, chegam ao mercado com uma grande biblioteca de aplicativos.

Novos recursos

A nova plataforma BlackBerry 10 conta com um recurso chamado BlackBerry Balance, que armazena dados pessoais e corporativos separadamente. No novo sistema, a RIM também integrou todos os tipos de mensagem ? texto, e-mail e redes sociais Twitter, Facebook e LinkedIn ? em uma só tela, chamada BlackBerry Hub. Além de criar perfis diferentes para checar mensagens pessoais e profissionais, o Hub permite ainda ?trancar? as mensagens do trabalho na sexta-feira à noite, passando a exibir somente o perfil pessoal do usuário.

No evento, o BlackBerry anunciou que há 70 mil aplicativos disponíveis na loja virtual da companhia, que passou a se chamar BlackBerry World. A loja também integra os conteúdos de músicas, filmes e vídeos. Entre os programas que poderão ser baixados nos aparelhos estão o Skype, WhatsApp Messenger, Facebook, Twitter e os games do Angry Birds.

?Hoje representa um novo dia na história do BlackBerry?, disse Heins, no início da apresentação. ?Muitas pessoas têm desempenhado um papel importante para nos fazer chegar a esta data?, acrescentou. ?Obrigado aos desenvolvedores, às operadoras e aos parceiros do varejo e às comunidades onde vivemos e trabalhamos. Acima de tudo, eles têm sido nossos funcionários?.

Antes de apresentar os aparelhos, Heins anunciou a mudança no nome da empresa de RIM para BlackBerry. ?Uma marca, uma promessa. Nossos consumidores usam o BlackBerry. Nossos funcionários trabalham no BlackBerry?, disse Heins. ?BlackBerry é uma marca reconhecida no mundo todo?, acrescentou. No índice Nasdaq, as ações da empresa se chamarão BBRY, e BB na Bolsa de Toronto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES