Oi implanta no Piauí projeto para agilizar atendimento aos clientes

No Piauí, cerca de 32 técnicos serão treinados para usar a nova ferramenta de gestão das equipes de campo.

oi | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Oi iniciou esta semana a implantação do Projeto Click em Teresina. O Click é a nova ferramenta de gestão das equipes da Oi em campo, que vai melhorar a qualidade de serviços, agilizando atendimento aos clientes com aumento da produtividade e capacitação das equipes. No Piauí, cerca de 32 técnicos serão treinados para usar a nova ferramenta de gestão das equipes de campo. Na primeira fase de implantação, 61 bairros da capital piauiense serão contemplados, com a capacitação de técnicos que prestam serviços aos clientes nas áreas de telefonia fixa, banda larga e telefone público.

O Click conta com um software de Work Force Management (WFM), voltado para aprimorar todas as etapas da cadeia de atendimento, com a integração e a otimização da gestão das equipes em campo. O projeto piloto começou em Belo Horizonte no início de setembro do ano passado e está sendo implantado de modo faseado em outras cidades. O projeto terá 30 mil técnicos envolvidos e estará disponível em toda a área de atuação da Oi até junho de 2014. A ClickSoftware ? multinacional especializada em software de gestão de força de trabalho móvel e soluções de otimização para a indústria de serviços ? desenvolveu o software e foi a empresa escolhida para implementar o projeto.

?O projeto Click facilita a vida do cliente, que passará a agendar com antecedência o melhor momento para receber um técnico da Oi em sua casa. Por outro lado, o projeto Click ajuda a valorizar o papel dos nossos técnicos, pois os capacita a atuar em mais de um tipo de serviço e a oferecer melhores soluções em menos tempo?, afirma o presidente da Oi, Zeinal Bava.

A nova plataforma possibilitará melhor distribuição e controle do trabalho dos técnicos em campo, com envio de tarefas por dispositivos móveis; captura de informações em campo; monitoramento em tempo real da execução do trabalho e medição do desempenho das equipes. Com a nova ferramenta, será possível otimizar a rota de atendimento, dando mais autonomia aos técnicos, com a redução no tempo de viagem, melhor controle dos compromissos e diminuição das falhas dos agendamentos.

As principais metas do projeto são o aumento dos ganhos de produtividade, com o crescimento de mais de 20% do número de atividades concluídas com sucesso e a redução do retrabalho e das visitas improdutivas aos clientes. Além disso, a Oi tem o objetivo de reduzir o custo total das operações de campo sobre a receita total em 2 pontos percentuais no decorrer dos próximos anos.

O projeto Click permitirá unificar todos os processos de atendimento ao cliente, que envolvem diversos colaboradores, diretos e indiretos, baseados em diferentes locais. As marcações de visitas, por exemplo, serão feitas com base na capacitação e na área de trabalho de cada técnico. Isso é possível porque o WFM conta com um algoritmo matemático que seleciona, em 2 segundos, o melhor técnico para atender a cada demanda com a conjugação em 30 variáveis possíveis.

As principais funcionalidades do novo sistema são: maior profundidade de reporting; gestão e monitoramento dos atendimentos em campo; otimização das rotas; agendamento de visita ao cliente; e visita única para telefonia fixa (Oi Fixo) e banda larga (Oi Velox).

Para alcançar melhores níveis de eficiência da operação, de qualidade do serviço e de rentabilidade do negócio, a Oi está promovendo transformações estruturais que envolvem três principais projetos em andamento: além do WFM, a companhia está contratando funcionários técnicos terceirizados para a equipe de planta interna (responsável por centrais de telecomunicações, equipamentos de transmissão, plataformas de dados, equipamentos da rede móvel, entre outras atividades) e está reformulando seu modelo de relacionamento com prestadores de serviço de rede, que também afetam a relação da empresa com seus clientes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES