OpenAI revela inteligência artificial que cria vídeos realistas a partir de textos curtos

Embora ainda não esteja disponível ao público, especialistas já estão analisando suas capacidades.

Nova IA promete criar vídeos realistas a partir de textos curtos | Reprodução/OpenAI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A OpenAI, criadora do Chat GPT, apresentou, nesta quinta-feira (15), seu mais recente avanço: o Sora, um modelo de inteligência artificial capaz de criar vídeos realistas a partir de textos curtos. Embora ainda não esteja disponível ao público, especialistas já estão analisando suas capacidades.

Segundo a empresa de tecnologia, o Sora pode gerar vídeos de até 60 segundos com cenas detalhadas e movimentos de câmera complexos, com personagens expressando emoções vibrantes, seja em forma de animações quanto vídeos com estilo realista. "O modelo entende não apenas o que o usuário pediu no prompt [comando], mas também como essas coisas existem no mundo físico", explicou a OpenAI.

A técnica utilizada, chamada de "difusão", começa com um ruído estático e gradualmente transforma-o em uma representação reconhecível. "O Sora serve de base para modelos que podem compreender e simular o mundo real, capacidade que acreditamos que será um marco importante para alcançar a AGI [Inteligência Artificial Geral]", afirma a OpenAI.

Embora promissor, o Sora ainda tem limitações, como dificuldades em reproduzir fielmente a física complexa de uma cena e compreender lógicas de causa e efeito. A OpenAI está trabalhando em medidas de segurança antes de disponibilizá-lo ao público, incluindo colaborações com especialistas em áreas como desinformação e conteúdo prejudicial.

"O modelo também pode confundir detalhes espaciais de um 'prompt', por exemplo, misturando direita e esquerda, e pode ter dificuldades com descrições precisas de eventos que ocorrem ao longo do tempo, como seguir uma trajetória específica de câmera", destacou a empresa.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES