Orkut completa dez anos no Brasil com mais visitas do que Google+

Site tem mais visitas que a aposta do Google para redes sociais

Comunidade do Orkut | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Orkut completa dez anos de existência nesta sexta-feira (24) longe de ser a rede social mais usada no Brasil, como em seus melhores dias, mas, ainda assim, recebendo mais visitas no Brasil do que o Google+, a rede de relacionamentos que virou a aposta do Google, empresa por trás dos dois sites.

O Orkut, que só ganhou versão em português em 5 de abril de 2004, teve 0,64% de todos os acessos a redes sociais no Brasil em dezembro de 2013. O Google+, primo rico da família Google, angariou 0,47% das visitas, amargando a 11ª posição no ranking da Serasa Experian.

Apesar de figurar no top 10, em 7º lugar, o Orkut está distante dos tempos em que dominava a conversação na internet brasileira, com calorosos debates em suas comunidades. Em janeiro de 2012, quando o Facebook se tornou a maior rede social do Brasil, o Orkut já estava em decadência.

Se naquela época eram 34,4 milhões de usuários brasileiros, hoje, são pouco mais de 6 milhões, segundo a comScore.

Scraps

Os dados dão a entender que o público acostumado aos "scraps" (recados), depoimentos de amigos e comunidades do Orkut não se adaptou à lógica dos círculos do Google+, tipo de classificação que separa os amigos em grupos e permite escolher com quais deles uma postagem será ou não compartilhada.

Uma das curiosidades do Orkut é que ele tinha nome de gente: Orkut Buyukkokten, engenheiro turco que, no Google, liderou o desenvolvimento da rede social.

Apesar de o Google ter negado várias vezes que a desativação do Orkut não está nos planos, é grande o esforço de esvaziar a rede ou de transformá-la em trampolim para impulsionar o Google+.

Começou em maio de 2012, quatro meses depois de o Facebook tomar a dianteira no Brasil, último país onde o Orkut ainda opunha resistência ao site de Mark Zuckerberg. Naquele mês, o Google lançou uma integração entre contas do Orkut e Google+.

Google+

Hoje, qualquer um que se cadastra no Orkut recebe a opção de atualizar seu perfil e migrar as fotos e informações registradas para o "primo rico", lançado em junho de 2011.

O Google também informou que a coexistência das redes sociais não minguaria o desenvolvimento do Orkut. No entanto, o Orkut é preterido de todo o esforço da empresa para integrar cada vez mais seus diversos produtos, do Maps à Busca.

Quando criou um sistema de mapas personalizados que incluem sugestões de locais para se conhecer feitas por amigos, a rede social escolhida é o Google+. Quando unificou o sistema de comentários da plataforma de blogs e do YouTube em um serviço, o escolhido também foi o Google+.

No auge, a ebulição em torno do Orkut era tão grande que nem todos os usuários controlavam seu ímpeto e publicavam posts ofensivos e, não raro, criminosos. Isso fez com que o Brasil liderasse em 2011 a lista de países que mais pediam remoções de conteúdo dos sites do Google.

Naquele ano, autoridades do governo brasileiro fizeram 224 pedidos de exclusão (380 itens do site) ? a Alemanha, na segunda posição, fez apenas 125 pedidos e os Estados Unidos, 92.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES