Pagamento por aproximação é perigoso? Tire suas dúvidas

O pagamento por aproximação tem ganhado adeptos no Brasil, principalmente nos tempos de pandemia

pagamento por aproximação | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O pagamento por aproximação tem ganhado adeptos no Brasil, principalmente nos tempos de pandemia, por ser mais segura, já que esse método dispensa contato físico do cliente com a maquininha de cartão.

Relatório da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), mostra que essa modalidade aumentou 330% no primeiro semestre do ano de 2020, se comparado com o mesmo período em 2019.

Pagamentos por aproximação ganham adeptos no Brasil (Foto:Divulgação)

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o novo recurso, como usar e se é realmente seguro. Por isso, reunimos perguntas e respostas sobre como funciona o pagamento por aproximação no Brasil.

O que é?

A tecnologia responsável pelo pagamento por aproximação é o NFC (Near Field Communication), algo como “comunicação por campo de proximidade” em português. Ela permite que os pagamentos sejam realizados sem inserir o cartão na maquininha e sem precisar digitar a senha. Alguns bancos e operadoras de cartão permitem que o recurso seja utilizado aproximando celular ou smartwatch da maquininha, o que também dispensa o uso do cartão de plástico.

Os pagamentos nessa modalidade possuem um limite de transação em que não é exigida a senha. No final de 2020, a Abecs aumentou o limite para R$ 200 para atender a demanda crescente pela ferramenta. Cada instituição financeira pode praticar limites distintos.

É seguro?

Essa categoria de pagamento desperta dúvidas quanto à segurança. Ele tende a ser mais seguro porque evita que o dinheiro em espécie seja roubado e dificulta que o cartão seja clonado, já que na transação é gerado um tipo de criptografia que protege os dados do usuário e do cartão.

Outra vantagem é o limite existente para os pagamentos desse tipo. Caso o cartão seja roubado ou perdido, só poderá ser gasto este pequeno valor. Compras mais caras dependem de senha.

Já quando se usa o celular para fazer a transação com NFC, o sistema é ainda mais seguro. Para validar o pagamento, o usuário precisa se identificar. Assim, o processo só é finalizado se a pessoa souber a senha do aparelho ou passar pela verificação biométrica.

Precisa de senha?

Existe um valor máximo de transação permitido nesta modalidade, que é de R$ 200. Assim, para os pagamentos acima desse valor é necessário digitar a senha. Para valores menores só é necessário a aproximação do cartão, celular ou smartwatch. O valor limite sofreu alteração depois do sucesso que o pagamento contactless fez no país por consequência da pandemia de coronavírus.

Funciona com débito e crédito?

As compras por aproximação permitem tanto crédito quanto débito. Este ponto depende das ofertas de cada instituição financeira.

Como usar?

Fazer pagamentos contactless é fácil. Pode ser feito com cartão de crédito ou débito, smartphone ou pulseira inteligente que tenha a tecnologia NFC. A máquina de cartão também precisa ter a tecnologia para a transação acontecer. Os cartões e maquininhas que disponibilizam essa opção possuem um símbolo de transmissão sem fio em um dos lados.

Para pagamentos com cartão, só é preciso informar ao atendente que você quer usar a opção e aproximar o dispositivo da maquininha. As informações serão transmitidas sem precisar de contato ou senha.

Já para realizar essa operação com celular, é preciso cadastrar o usuário e o cartão nas plataformas de pagamento disponíveis na loja de aplicativo do seu celular. As plataformas estão disponíveis para Android e iOS. Alguns fabricantes possuem as suas próprias plataformas, como é o caso da Samsung e da Apple com o Samsung Pay e o Apple Pay. O Google Pay, do Google, também está disponível para as transações por aproximação.

Não se esqueça de conferir se o seu cartão é aceito nessas plataformas. Após fazer o cadastro, é só começar a usar. Atualmente, a maioria das emissoras de cartão já disponibilizam essa opção para os clientes, como Nubank, Visa, Mastercard entre outras.

O pagamento com os relógios inteligentes repete a mesma a lógica do cartão e do smartphone. Algumas empresas de cartão já oferecem modelos próprios, como a Santander Pass, a BPP Tag, a pulseira Bradesco Visa e a pulseira Ourocard.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES