Página falsa do Walmart usa ofertas para roubar dados

O esquema utilizado pelos cibercriminosos é conhecido como phishing

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Inspirada pela proximidade com a Copa do Mundo, uma página falsa do Walmart atrai curtidas e cliques de usuários com algumas ?ofertas exclusivas para a copa do mundo FIFA 2014?.

De um Moto X por 500 reais a um iPhone 5s de 64 GB por 1.800, o endereço (já fora do ar), encontrado por um leitor de INFO, oferece produtos muito baratos com o intuito de enganar usuários desavisados.

O esquema utilizado pelos cibercriminosos é conhecido como phishing. Como explicou a INFO o diretor da AVG Brasil Mariano Sumrell, a tática consiste em atrair vítimas para uma página falsa com três itens básicos: uma informação surpreendente, um alerta que incite medo ou uma promoção muito vantajosa.

Depois de fazer o usuário abrir o link, o ladrão tenta convencê-lo a digitar dados sensíveis (documentos ou números de cartão), que acabam redirecionados aos servidores do criminoso.

O golpe com a página falsa do Walmart não é o único exemplo recente circulando pela web.

Há ainda um site que copia a estrutura da Ricardo Eletro, e com ofertas igualmente atraentes que chegam aos e-mails das possíveis vítimas: um Galaxy S5 é oferecido por apenas 1.500 reais, por exemplo, contra os 2.600 sugeridos pela Samsung.

Prevenção ? No entanto, evitar cair no golpe é relativamente simples, como explicou o executivo da AVG. Segundo ele, um dos pontos principais a se checar antes de pensar em fechar uma compra é a URL: ?o nome pode ser parecido, então veja com atenção para ver a URL é realmente a do site que você está tentando acessar?.

A do Walmart ?pirata?, por exemplo, é ?walmartfifa2014?, enquanto a do original é simplesmente ?walmart.com.br? ? e a página oficial no Facebook é essa, com o símbolo de "Verified Page", e não o "Walmart Super Copa".

No caso do endereço da Ricardo Eletro enganadora, a diferença é ainda mais sutil: ?lojaricardoeletro?, contra ?ricardoeletro.com.br? do verdadeiro.

Ainda é comum que falte um certificado HTTPS (o cadeado verde) ao lado dos endereços ? isso indica que nem mesmo é seguro fazer uma compra nesses sites.

?Com um clique ali também dá para checar a autenticidade do site?, disse Samrell ? o Google Chrome, por exemplo, emite um alerta de ?Identidade não comprovada? nesses casos.

Como forma de prevenção, o executivo também recomenda ?tomar muito cuidado com links recebidos por e-mail e por mídias sociais ? mesmo os patrocinados?. ?O phishing pode chegar de qualquer lugar?, afirmou.

Vale desconfiar também de ?ofertas vantajosas demais? e até procurar o nome da loja ou empresa no Google para ver qual o endereço oficial.

E é importante seguir essas dicas porque, caso você caia em um desses golpes, o ressarcimento nem sempre é possível. ?No caso do cartão de crédito até dá para tentar cancelar o pagamento?, disse Samrell. Mas com boletos ou depósitos bancários, a situação é mais complicada, e pode envolver até processos judiciais.

INFO entrou em contato com o Walmart e com a Ricardo Eletro para alertar sobre essas páginas falsas, e ao menos o primeiro afirmou estar ciente do problema e tomando as devidas providências ? pedir ao provedor para derrubar a página falsa, no caso.

A outra empresa, no entanto, não respondeu às mensagens enviadas a três e-mails diferentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES