Primeiro smartphone da Samsung com sistema Tizen chega no 3º tri

Samsung Z tem tela de 4,8 polegadas e recursos como leitura de digitais. Tizen é mais recente tentativa de reduzir dependência sobre o Android.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Samsung planeja lançar o primeiro smartphone com seu sistema operacional Tizen no terceiro trimestre de 2014, marcando a mais recente tentativa da companhia de montar seu próprio ecossistema de aplicativos e reduzir a dependência sobre o Android, do Google.

A companhia sul-coreana disse nesta segunda-feira (2) que o Samsung Z, com tela de 4,8 polegadas e recursos como a leitura de digitais, será revelado na Tizen Developer Conferece, em San Francisco, na terça (3).

O aparelho será disponibilizado primeiro na Rússia em algum momento entre julho e setembro. A companhia não especificou, mas disse em comunicado que outros mercados recebem o aparelho na sequência.

A Samsung não ofereceu previsões de vendas ou por quanto o telefone será vendido, embora um executivo tenha dito à Reuters em abril que a companhia está trabalhando em ao menos dois modelos usando o Tizen e que eles serão lançados "em alguns países onde podemos ter um bom desempenho".

O Samsung Z será o esforço mais recente da gigante de eletrônicos de angariar força para o Tizen, com os relógios inteligentes Gear 2 também usando a plataforma.

A maioria dos dispositivos móveis da Samsung utiliza a plataforma Android. O esforço da empresa para desenvolver seu próprio sistema operacional tem enfrentado atrasos em lançamentos de produtos, o que tem minado as expectativas.

O executivo afirmou em abril que acredita que o Tizen precisa ser responsável por até 15% das vendas de smartphones da Samsung para ser considerado um sucesso.

"Há muito espaço e oportunidade para um forte terceiro fornecedor de plataforma. Se você conseguir 10% de um mercado de 2 bilhões de unidades em smartphones (até 2018), isso será uma oportunidade", disse Rachel Lashford, analista da Canalys em Cingapura.

Porém, muitos na indústria têm dúvidas sobre o Tizen e há questões sobre o nível de comprometimento da Samsung sobre a plataforma, argumenta Lashford.

A Samsung não revelou quantos aplicativos estão disponíveis para o Tizen.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES