Procon notifica Instagram por vazar dados de menores

O Procon pediu explicações sobre um possível vazamento de dados

Instagram | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Procon-SP anunciou na terça-feira (20) que notificou o Instagram, pertencente à empresa Facebook, exigindo explicações sobre um possível vazamento de dados. De acordo com o jornal britânico Telegraph, a rede social teria exposto informações de perfis de aproximadamente cinco milhões de pessoas menores de idade. O aplicativo tem 72 horas (contadas de terça-feira) para responder aos questionamentos. A notícia está no site Olhar Digital.

A publicação inglesa destacou que os usuários tiveram seus e-mails e telefones vazados após utilizarem contas corporativas na rede social. O recurso foi liberado no ano passado para este público, o que possibilita que o usuário acompanhe métricas de visitação e engajamento no seu perfil. Cabe destacar que o caso também chamou atenção da Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC, na sigla em inglês), que iniciou uma investigação que visa verificar se o Facebook possui o direito legal de usar dados pessoais de crianças.

O Procon de São Paulo quer saber se é feita a comunicação de forma ostensiva aos internautas de que seus dados serão coletados ao ingressarem na rede, quais são os tipos de dados recolhidos e se o consentimento para esta coleta é realizado de forma efetiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES