Projeto apoiado pelo Oi Futuro é certificado como tecnologia social

O projeto que executa suas atividades desde 2011, na capital piauiense, desenvolve metodologia especifica para formação de cegos em comunicação social

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto ?Um olhar para a cidadania? desenvolvido pelo Instituto Comradio do Brasil, com o apoio do Oi Futuro através do programa Oi Novos Brasis, será certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil. A solenidade de certificação acontece nesta quinta-feira, 31/10, às 11h, na superintendência do Banco do Brasil, em Teresina. O projeto que executa suas atividades desde 2011, na capital piauiense, desenvolve metodologia especifica para a formação de cegos em comunicação social através do curso de rádio e internet que já nasce com o desafio não só do resgate à cidadania e a autoestima, mas o de garantir oportunidades no mercado profissional.

O selo Tecnologia Social concedido ao ?Um olhar para a cidadania? reconhece que as metodologias e as técnicas aplicadas pelo projeto, no decorrer da programação teórica e pratica do curso oferecido aos deficientes visuais, está dentro dos propósitos da certificação, na medida em que agem diretamente na interação da população beneficiada e na apropriação das mesmas. Tudo isso culmina para as descobertas de soluções que estimulem ao processo de inclusão social e melhoria das condições de vida da comunidade atendida.

O Instituto de Tecnologia Social (ITS) reforça os compromissos assumidos pelo projeto ?Um olhar para a cidadania? ao sustentar que conceber uma tecnologia social implica: assumir compromisso com a transformação social e com a criação de um espaço de descoberta e interlocução com demandas e necessidades sociais; ter relevância, eficácia social, organização e sistematização dos conhecimentos; promover processos participativos de planejamento, acompanhamento e avaliação; incentivar a construção cidadã do processo democrático e ser inovador.

Formação prática e teórica

O curso de rádio e internet, que tem a duração de 12 meses, conta com o reconhecido do Conselho Estadual de Educação. Os alunos aprovados recebem o diploma de curso técnico e o registro profissional de radialista, emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Válido em todo o território nacional. As aulas são ministradas em estúdio radiofônico adaptado dentro da Associação dos Cegos do Piauí (ACEP). Além do acesso à rádioweb Nova Visão, a Rádio Pioneira de Teresina e o Facebook, o projeto ?Um olhar para a cidadania? propõe ainda a produção de podcasts (áudio na internet) e a publicação de um livro sobre a experiência.

A iniciativa, que propõe preparar deficientes visuais para atuar em rádio e internet, beneficia pessoas como Francisco de Assis Pereira da Silva, hexacampeão brasileiro de luta de braço, que perdeu a visão aos 42 anos e logo percebeu seus direitos de cidadão restringidos e desrespeitados. Ao fazer parte dessa iniciativa, o atleta piauiense passou a sentir-se mais apto a lutar pela garantia de seus direitos, já que tem espaço para aprofundar o debate sobre os problemas dos cegos em seu dia a dia.

Mercado de trabalho

A meta do ?Um olhar para a cidadania? é formar turma de 15 alunos por ano. Em 2012, os primeiros profissionais foram lançados ao mercado. Dos 15 deficientes visuais que concluíram o curso, todos foram inseridos no mercado de trabalho em diversas emissoras de rádio em Teresina e na vizinha cidade de Timon (MA).

Em dezembro o mercado radiofônico piauiense se tornará mais robusto com a inserção de 18 cegos profissionais. A solenidade de formatura da segunda turma do curso de rádio e internet vai acontecer no dia 6, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI. ?Estes novos profissionais da comunicação podem contribuir com o debate e a efetiva implantação das políticas públicas para as pessoas com deficiência na cidade de Teresina?, defende o coordenador do Instituto Comradio, Jessé Barbosa. ?É gratificante acompanhar o sucesso do projeto que tem como finalidade a busca da cidadania para as pessoas com deficiência?, comenta.

Sobre o Instituto Comradio

O Instituto Comradio do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de utilidade pública estadual (lei 6.430 de 15 de outubro de 2013), fundada em 2004, na cidade de São Miguel do Tapuio-PI e com atuação em todo o Estado do Piauí, com a missão de criar, produzir e compartilhar ações de comunicação a partir da formação de comunicadores (as) na perspectiva da transformação social, aliando os conhecimentos técnicos a temáticas que estimulam o desenvolvimento local e ampliam o debate sobre a cidadania.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES