Projeto da Telefônica cria primeira cidade 100% digital do Brasil; saiba!

Infraestrutura foi inaugurada nesta sexta em Águas de São Pedro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Águas de São Pedro (187 km de São Paulo) se tornou nesta sexta-feira a primeira cidade 100% digital do País. O projeto foi implementado pela multinacional Telefônica Vivo em parceria com a prefeitura local, após um ano de estudos, e prevê acesso à conexão banda larga ultrarrápida para toda a cidade ? a menor em extensão territorial do Estado de São Paulo e dona do segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) municipal do Brasil, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Com a nova tecnologia, praticamente toda a rede de transmissão de dados da cidade, até então em cobre, foi substituída pelos cabos de fibra ótica, o que, segundo os representantes da Telefônica Vivo, permitirá não só que a velocidade de acesso e a distância percorrida pelos dados sejam ampliadas - dos atuais 10 Mb para 25 Mb - como que o serviço sofra menos interrupções com casos de roubo: pelos cálculos da empresa, por mês, só dela, são roubados cerca de 300 kg de cabo de cobre apenas no Estado de São Paulo. O investimento informado para a digitalização foi de R$ 2 milhões e permitirá ainda que a estância hidromineral - o que confere a natureza turística ao município de 3 mil habitantes - tenha acesso também à internet 4G para celulares, mais rápida e mais estável que a tecnologia 3G.

A infraestrutura conta com cinco armários alimentados por fibra dispostos em diferentes locais da cidade. ?A capacidade de alcance da fibra ótica é muito maior, o que, consequentemente, faz com que certas estruturas de centrais em edifícios deixem de ser necessárias para serem substituídas por esses armários multisserviços?, explicou o presidente do grupo Telefônica no Brasil, Antonio Carlos Valente.

Conforme o executivo, a escolha por Águas de São Pedro como protótipo desse modelo de digitalização - ?ainda em fase de ajustes não só na infraestrutura, como nos serviços?, destacou - se deu após análise de outras duas localidades: um bairro da cidade de Campinas, a 90 km da capital paulista, e a Riviera de São Lourenço, no litoral norte do Estado. A etapa seguinte do projeto, explicou, será o desenvolvimento de aplicativos - alguns, já em teste - que auxiliem a administração municipal com soluções inteligentes para, por exemplo, iluminação pública, saúde, segurança e educação.

?Essa nova tecnologia fará com que as novas gerações tenham instrumentos para serem pessoas melhores, mais competitivas e para transformarem seu país?, disse Valente, segundo o qual, ?durante um bom tempo, quase que em degustação?, os serviços serão oferecidos à Prefeitura de Águas de São Pedro apenas pelo sistema de parceria - no qual, em relação aos aplicativos que auxiliem a gestão, atuarão outras multinacionais parceiras da Telefônica Vivo. ?Essas parcerias com empresas do porte da Telefônica têm alavancado a cidade?, opinou o prefeito de Águas de São Pedro, Paulo César Borges (PSDB), reeleito em 2012 para este que é seu quarto mandato à frente do Executivo municipal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES