Projeto de impressora 3D chega mais perto da auto-replicação

Impressora permite reproduzir suas próprias peças e ser replicada com a impressão 3D

Impressora 3D | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A FABtotum é a nova aposta no mercado de impressoras 3D de baixo custo. Ela possui suporte a diversos processos de manufatura controlada por computador, permitindo que o usuário imprima, corte e escaneie objetos. O equipamento está disponível para financiamento no site Indiegogo e trás também um recurso inusitado: a própria impressora pode ser impressa em 3D.

A impressora usa a técnica FFF (fabricação de filamento fundido) e é capaz de imprimir com precisão de 0,47 microns. A área de impressão é de 210x240x240mm, enquanto o tamanho do equipamento é de 36 cm³. Ela pode operar em materias diferentes como madeira e alumínio. Um dos recursos da FABtotum é a impressão subtrativa sem comprometer a impressão em 3D ou a velocidade do processo.

Outra característica interessante da nova impressora é que muitas de suas partes podem ser construídas a partir da sua própria impressão. A exceção fica nos equipamentos eletrônicos como lasers e sensores. Uma das alternativas de financiamento fornece ao usuário um arquivo com as partes para impressão e um kit que ensina como transformar qualquer impressora 3D em uma FABtotum.~

A FABtotum é uma iniciativa italiana, hospedada na incubadora de empresas da Universidade de Politecnico, em Milano. Segundo os idealizadores, Marco Rizzuto e Giovanni Grieco, o objetivo do equipamento é ?estender os limites da fabricação pessoal?. Para isso, eles pretendem envolver os usuários no processo de design tanto quanto possível e pretendem permitir a comercialização de modificações de terceiros que expandem as capacidades da máquina. A documentação dela foi registrada em uma licença Creative Commons Attribution-Noncommercial-Sharealike 3.0. O próprio software foi feito com o código aberto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES