Quadriplégica consegue mover seu braço mecânico com a mente

A paciente também é capaz de realizar movimentos que requerem mais destreza e habilidade como alcançar e manejar objetos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Jan Scheuermann, uma quadriplégica de 52 anos conseguiu alcançar o controle completo de um braço mecânico. O mais impressionante é que o feito não foi realizado com a ajuda de controles ou comando de voz e sim através do cérebro da paciente, ?com perícia e velocidade semelhantes àquelas encontradas em um braço de uma pessoa com movimentos?.

De acordo com o estudo realizado pelo neurobiologista Andrew Schwartz, da Universidade de Pittsbourgh, ela conseguiu este resultado depois de 13 semanas de treinamento. No segundo dia após esse período, Jan já era capaz de mover livremente o seu braço prostético em um espaço tridimensional. A paciente também é capaz de realizar movimentos que requerem mais destreza e habilidade como alcançar e manejar objetos. Nenhum efeito adverso foi apresentado até o momento.

Jan agora possui efetivamente um braço robótico que ela consegue controlar assim como todos nós fazemos com nossos braços. Para realizar tal feito, a equipe implantou microeletrodos de 96 canais no córtex cerebral da paciente, justamente na área responsável pelo controle de movimento dos membros.

Os rápidos resultados surpreenderam até mesmo os cientistas do projeto, segundo Schwartz ?eles são muito melhores do que qualquer coisa que já foi apresentada antes. Eu acredito que esta tecnologia será a solução para pessoas com lesão na coluna vertebral, elas já são capazes agora de fazer coisas incríveis com os novos braços e acho que nossos resultados são muito conclusivos?.

Um futuro com androides e próteses como as de Darth Vader e Luke Skywalker parece cada vez mais próximo e possível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES